Ai Weiwei realizou um 'River Crab Fest' numa comemoração irónica da demolição planeada do seu estúdio em Xangai, com muito vinho chinês (= baijiu?) e caranguejos do rio 10.000 (!).
Segundo Ai Weiwei, o estúdio localizado no distrito de Jiading, no centro da cidade, que a sua demolição foi apenas adiada por tanto tempo por causa da EXPO.
Projectos de construção ao redor da cidade foram interrompidos para melhorar a qualidade do ar, mas foram retomados. O projecto, aparentemente, custou US $ 1,1 milhão, e há fotos da coisa em Douban.
Ele disse que as autoridades primeiro convidaram-no a construir o estúdio, há dois anos, e depois anunciaram a sua demolição, como punição pelas suas recentes actividades políticas. Ultimamente, essas actividades incluem principalmente uma campanha para a família de Chen Xiaofeng, um estudante universitário atropelado e morto pelo filho de um oficial da cidade de Baoding, Hebei, provocando um alvoroço maciço, onde expressaram a sua raiva contra o agressor na web.
Em 16 de Outubro de 2010, devido à embriaguez ao volante e excesso de velocidade, um Volkswagen Magot atropelou dois pedestres na frente de um supermercado em Hebei University. O incidente causou uma morte e um ferido. Após o incidente, como se nada tivesse acontecido, o motorista continuou a conduzir a sua namorada para a escola. Ele foi posteriormente interrompido pelo número de alunos e seguranças da escola quando voltava ao seu caminho. Surpreendentemente, o jovem mostrou poucs remorsos e medo, e gritou: " Vão em frente, processem-me se tiverem coragem, o meu pai é Li Gang".
Ai também apoiou Liu Xiaobo, Premio Nobel da Paz, 2010, e provavelmente não ganhou muitos mais pontos também.
Sem comentários:
Enviar um comentário