A internet é hoje em dia o reflexo daquilo que somos para o bem e para o mal. Eu criei este blogue com o objectivo de falar sobre a cultura pop - musica, cinema, livros, fotografia, dança... porque gosto de partilhar a minha paixão, o meu conhecimento a todos. O meu amor pela música é intenso, bem como a minha curiosidade pelo novo. Como não sou um expert em nada, sei um pouco de tudo, e um pouco de nada, o gosto ultrapassa as minhas dificuldades. Todos morremos sem saber para que nascemos.
21/08/2011
R.I. P. RICHARD TURNER - FRIENDLY FIRES+ CLUBE DOS 27
A lenda (ou maldição, para alguns) conhecida como "Clube dos 27" continua ganhando números pelas suas estatísticas. Esta semana mais um que entrou para a lista e reacendeu a discussão em torno da idade cabalística da música.
Richard Turner, o trompetista que actuava com os Friendly Fires nos concertos ao vivo, com apenas 27 anos.
O músico de jazz estava a nadar numa piscina pública quando entrou em paragem cardíaca. Os salva-vidas tentaram reanima-lo mas nada conseguiram e o músico acabou por perder todos os sinais vitais num hospital do sul de Londres.
Os Friendly Fires confirmaram a notícia, e colocaram a seguinte mensagem no site oficial da banda: «Na sexta-feira soubemos da morte súbita de Richard Turner. Ele tocou trompete nos nossos concertos ao vivo durante três anos. Era um músico excepcional e vamos sentir muito a falta das suas contribuições nos nossos concertos».
Os Friendly Fires tocaram em Portugal a 8 de Julho, no Festival Optimus Alive.
No início do século 20, o primeiro registo que se tem do Clube dos 27 é o compositor de ragtime Louis Chauvin, que faleceu em 1908 sem deixar gravações. Uma de suas obras é Heliotrope Bouquet, em parceria com Scott Joplin.
Outro notável membro é a lenda dos blues Robert Johnson, que teria sido envenenado em 1938 depois de um flirt com uma mulher casada. Alguns mais supersticiosos garantem que o músico vendeu a alma ao demónio em troca das habilidades na viola.
O líder dos Canned Heat, o guitarrista e compositor Alan Wilson teve uma overdose em 1970, um ano depois de tocar em Woodstock.
Gary Thain (1948-1975), baixista inglês, considerado um dos melhores da história do heavy metal, viveu os seus anos de ouro como membro dos Uriah Heep, participou em CDs como Demons And Wizards (1972), em Setembro de 1974, foi electrocutado em cena. Conseguiu sair vivo, mas a sua vida nunca mais foi a mesma. Foi demitido dos Uriah Heep e, deprimido, morreu de overdose.
Pete de Freitas (1961-1989) um dos melhores bateristas da cena new wave dos anos 80, tocava com os Echo & The Bunnymen, morreu de acidente de moto.
Kristen Pfaff tocou baixo com as Hole, banda liderada por Courtney Love, mulher de Kurt Cobain. Participou no seu disco mais vendido, Life Through This (1994).
Teria tido um rápido caso com Kurt. Trágica coincidência, Kristen foi encontrada morta vítima de overdose, e também aos 27 anos de idade, dois meses depois de Cobain.
D. Boon, guitarrista e vocalista dos Minutemen, Richey Edwards, guitarrista dos Manic Street Preachers, desapareceu em 1995, aos 27 anos, só foi considerado oficialmente morto em 2008, Kurt Cobain (1967 -1994); Janis Joplin (1943-1970); Jimi Hendrix (1942-1970); Jim Morrison (1943-1971); Brian Jones(1942-1970) guitarrista dos Rolling Stones, Chris Bell (1951-1978)integrou os Big Star de Alex Chilton, Mia Zapata ( 1965-1993)vocalista da banda punk de Seattle, The Gits, violada e morta no distrito central de Seattle, vários anos após sua morte, a polícia prendeu o seu agressor, Jesus Mezquia, David Michael Alexander (1947-1975) baixista e fundador em 1967 dos The Stooges, e Amy Winehouse, são alguns que pertencem ao clube dos 27.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário