14/02/2011

O BEIJO NO DIA DE S. VALENTIM

Especialmente direccionado para o dia de São Valentim, Compêndio de Beijos revela tudo o que sempre quis saber sobre o beijo. Lana Citron é apaixonada por beijos,e todas as coisas que se possam beijar ou que estejam relacionadas com a prática.

o BEIJO É UM TOQUE COM OS LABIOS, ESPECIALMENTE EM SINAL DE AMOR, AFECTO, CUMPRIMENTO, OU REVERENCIA.

HÁ BEIJOD DE MUITAS QUALIDADES ALÉM DAQUELES QUE NOS PARECEM ÓBVIOS, COMO OS BEIJOS APAIXONADOS, OS DE DESPEDIDA, OS AMOROSOS, OU DE SAUDAÇÃO.

No topo da lista dos beijos mais importantes estão os maternais e os beijos familiares.

Outros tornaram-se parte do nossos vocabulário, como o beijo de Judas, expressão que se utiliza habitualmente para designar uma traição- Judas denunciou Jesus aos soldados romanos, os religiosos que começaram pelos pagãos, e há quem defenda que o ritual de beijar os pés ao papa tem origem no paganismo

. Ou o beijo da vida, também conhecido como respiração boca a boca, utilizado para ressuscitar vitimas de acidente: a expressão foi publicada pela primeira vez no Daily Mail em 1961, ma há registos de ter sido utilizada em 1745 numa palestra da Royal Society of London.

No entanto sabe-se que já no seculo XV as parteiras utilizavam esta pratica para ressuscitar nado-mortos. é claro que também podm ser de morte pelo potencial de contagio de doenças que contém- em especial meningite.

No reino da fantasia também é prodigo em beijos de todas as especies.Os agora muito em voga , de vampiros, ou os beijos de contos de fadas- que não só ressuscitam donzelas adormecidas há seculos- a Bela Adormecida, como so famosos beijos de sapos, e de aberrações da natureza- a Bela e o Monstro.

Numa perspectiva mais actual temos os beijos robóticos- o primeiro beijo a sério trocado entre robots humanoides foi em Dezembro de 2008 durante uma exibição robótica de algumas cenas de O Fantasma da Opera na Universidade Nacional de Ciencia e Tecnologia de Taiwan.

O publico aplaudio o beijo entre Christine( o robot Janet) e o Fantasma ( o robot Thomas), mas foram precisos três anos para que a equipa de engenheiros da Universidade conseguisse desenvolver a coordenação mão/olho autónoma, os mecanismos de auto equilíbrio e outras tecnologias.

Nas artes não podia faltar os mais celebres exemplos temos a escultura O Beijo de Rodin, a pintura impressionista de Cézanne, O Beijo da Musa, ou o Beijo de Klimt, os mitológicos passados á literatura com o de Cupido, e Psique, Páris e Helena, Abelardo e Heloisa, Lancelote, os de carácter, mais gótico com em O Monte dos Vendavais, ou os mais eróticos com oos romances de Anaís Nin.
De romances cor de rosa a rainha dos beijos deve ser Barbara Cartland(Beijo para um Rei, Beijo de um Estranho,, Beijo do Coração, Beijo do Deserto..)

Pra não falar da musica onde não faltam beijos, ou no cinema no qual alguns ficaram famosos, como o de Casablanca tomaram contornos de lenda, como o E Tudo O Vento Levou, Até à Eternidade ou Ter e Não ter.

A verdade é que precisamos de beijos para viver- somos seres carentes de afecto, precisamos do toque, do sentir da pele do outro. E em determinadas alturas da nossa vida, a desição de beijar ou de não beijar pode alterar o nosso destino.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails