27/11/2010

ARESKI BELKACEM

Areski Belkacem (nasceu em 1940, Versailles, França), é um compositor, músico multi-instrumentista, actor e cantor. Ele fez amizade com o cantor francês Jacques Higelin na tropa com quem gravou um álbum em 1969 (a sua voz aparece na canção "Remember", que compôs). Areski Belkacem mais tarde conheceu Brigitte Fontaine nos anos sessenta. Em 1969, apresentam Niok, um espectáculo de improviso, principalmente com o Teatro de Lucernaire, em Paris. Acompanhou Brigitte Fontaine e os Art Ensemble of Chicago, na performance de rádio "Comme à la Radio" no Théâtre du Vieux-Colombier.

Em 1970, foi o protagonista do filme de longa-metragem "Ça va, ça vient " de Pierre Barouh. Ao mesmo tempo, compôs a música para o director Peter Brook, e também participou como actor no Centro Internacional de Pesquisas Teatrais.

Nos anos setenta, misturando teatro e canções, no duo Areski-Fontaine. No entanto, os anos oitenta para eles foram menos produtivos, apesar da criação do "Act 2", no qual interpretou o texto de Brigitte Fontaine, um dueto com ela. O álbum "French Corazon" e o mini-tube "le nougat", em 1992, ressuscitou a sua reputação como músico.

Desde então, Areski Belkacem tornou-se no principal compositor de Brigitte Fontaine. Também colaborou com Barbara, Georges Moustaki e Sonic Youth, entre outros.
À excepção de compositor de canções, Areski Belkacem também compôs bandas sonoras para cinema ("Jeunesse dorée" , "A mort la mort") e theater (Fabrice Rozié's "Transatlantic liaison").

Em 2005, baseado numa ideia de Zep e Benoit Mouchart, criou um conjunto de desenhos que mostra uma tira original de quadrinhos numa grande tela acompanhado de música ao vivo. O espectáculo foi apresentado no anual reputado e conhecido Angoulême International Comics Festival.Preparou um novo disco a solo, o segundo desde "Un beau matin" (1970).

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails