Yma Sumac, a cantora Peruana cuja personalidade e espectacular vocal exótico, tinha mais de quatro oitavas, fez dela sensação internacional nos anos 1950.
Estourando na cena musical americana depois de assinar com a Capitol Records em 1950, Sumac de cabelos negros era conhecida como o "Rouxinol dos Andes", a "Songbird Peruana" e uma "Maravilha Cantando" com um 4 1 / 2 oitavas ( ela dizia cinco oitavas de voz).
Após Yma Sumac "que linda" na língua indígena quechua, ter realizado no Shrine Auditorium, com uma companhia de dançarinos, percussionistas e músicos, em 1955, o Los Angeles Times observou: "Ela trina como um pássaro, nas regiões superiores, vaia como uma coruja no menor registo, e exóticos, tons escuros. "
O primeiro álbum de Sumac pela Capitol, “Voice of the Xtabay,”, subiu ao topo dos tops. Seguidos de um punhado de outros álbuns durante os anos 50 ».
Com a sua beleza exótica, trajes elaborados e a voz que poderia imitar os gritos de pássaros e animais silvestres, a mulher que alegava ser descendente de um imperador inca ofereceu na era-Eisenhower algo de unico nas audiências públicas.
Durante o seu apogeu de 1950, Sumac cantou no Hollywood Bowl, no Carnegie Hall e no Royal Albert Hall. Fazia 25.000 dólares por semana em Las Vegas e recusou ofertas para cantar com o Metropolitan Opera de Nova York.
Ela foi destaque em 1951 na Broadway com o musical "Flahooley" e apareceu em filmes como "O Segredo dos Incas", em 1954 e "Omar Khayyam" em 1957.
Embora os detalhes da sua data de nascimento e primeiros anos de vida variam muito, Damon Devine, assistente pessoal e amigo íntimo disse que Sumac nasceu Zoila Augusta Emperatriz Chavarri del Castillo em Cajamarca, Peru, a 13 de Setembro de 1922. Mais tarde, ela disse que começou a cantar quando tinha cerca de 9 anos.
Depois de ingressar no grupo Vivanco, nativos cantores, dançarinos e músicos, ela fez a sua estreia na rádio em 1942, ela e Vivanco casaram no mesmo ano.
Na Argentina, em 1943, ela e o grupo Vivanco gravam uma série de canções folk peruanas. Até então, era conhecida profissionalmente como Imma Sumack (a Capitol Records depois mudou a sua grafia).
Em 1946, ela e o marido mudaram-se para New York City, onde se apresentaram como o Inca Taky Trio, com Vivanco na guitarra, Sumac soprano cantando, e o seu primo, Cholita Rivero, contralto cantando e dançando.
Depois de fazer o seu nome como artista a solo, Sumac excursionou ao redor do mundo durante vários anos na década de 60, mas a sua popularidade na América diminuiu até então.
Em 1971, gravou um álbum de rock psicadélico que não foi amplamente lançado, "Milagres" e "semi- retirado" no Peru no final da década - pelo menos é o que ela sempre dizia.
Sumac voltou a fazer uma performance em 1984 na Vine Street Bar & Grill e the Cinegrill em Hollywood. No início dos anos 90, realiza uma tourné pela Europa, e continuou até 1997.
A sua carreira entrou em declínio na década de 60, mas foi revivida nos anos 90 quando a sua música foi usada na banda sonora do filme O Grande Lebowski, dos irmãos Coen.
Em maio de 2006, Yma Sumac retornou ao Peru após muitos e muitos anos, para receber vários prémios.É a única peruana que tem seu nome incluído no Passeio da Fama, em Hollywood.
Yma Sumac, a cantora Peruana cuja personalidade, vocal exótico, e a espectacular escala multi-oitava, fez dela uma sensação internacional nos anos 1950, morreu aos 86 anos, em 2008.
Yma Sumac, foi-lhe diagnosticado cancro de cólon em Fevereiro de 2008, morreu a 1 Novembro, num asilo em Silver Lake.
Sem comentários:
Enviar um comentário