14/10/2010

BUKKA WHITE

Apesar da sua eminência nunca chegou ao ponto do lendário, primo mais velho BB King, levou uma vida e uma carreira cheia de sabedoria nos blues. Vocalista, guitarrista, songwriter, steel guitar, fiddle, piano, Bukka White nasceu em Houston, Mississippi, Booker T. Washington White, aos nove anos ganhou do pai, a sua primeira guitarra. Em 1937 foi preso e condenado durante 3 anos na Penintenciária Parchman Farm, no Mississippi por ter disparado num marido ciumento, alegadamente em auto-defesa. Depois de sair da prisão gravou "Shake 'em Down", que se tornou uma das suas composições mais conhecidas.

Na década de 40 gravou com o notável, Alan Lomax, "Po' Boy" e "Shake´Em on Down", que se tornou uma das suas composições mais conhecidas. Em 1946 hospedou o seu primo Riley B. King (futuramente conhecido como B.B.King.)em sua casa, e influenciou a sua técnica de guitarra.

Como outros country-bluesmen, a carreira de White, foi seguida pelo folk e blues revival dos anos 1960. Durante meados dos anos 60, White teve um renascimento na carreira, graças á cover de Bob Dylan, "“Fixin’ to Die Blues”. Nesse tempo também recebeu uma ajuda de John Fahey, ED Denson no encalço de Memphis, a nova gravação leva o seu repertório para o lançamento na Takoma. Reeditado pela primeira vez em CD nos EUA, Mississippi Blues foi lançado originalmente pelo aclamado John Fahey Takoma Records em 1969. Adicionado com três faixas bónus - uma da compilação da Takoma e dois dos lados A e B separados 45 rpm do single para a label.

Como muitos bluesman do Delta Mississi assimilou a influência de Charley Patton -uma gravação de White lembrando Charley Patton a contar um conto (talvez da altura) sobre como recebeu o primeiro copo de uísque de Patton.

Bukka White morreu de cancro em Memphis, Tennessee no dia 26 de Fevereiro de 1977.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails