14/10/2010

DOC LISBOA 2010

A oitava edição do festival DocLisboa começa hoje. Pela primeira vez, o certame vai abrir com um filme português, o documentário «José e Pilar», de Miguel Gonçalves Mendes, que retrata o quotidiano de José Saramago e da sua mulher, a jornalista Pilar del Río.

O autor de Autografia, sobre Mário Cesariny, com o qual venceu a Competição Nacional deste mesmo festival em 2004, repete algumas das estratégias e originalidades visuais e narrativas daquele documentário, mas agora mais sofisticadas e com um objectivo diverso e mais ambicioso.

No caso de Cesariny, tratava-se, essencialmente, de dar a palavra ao escritor. Aqui, trata-se de documentar, como nunca havia sido feito antes, a vida pública e doméstica do casal Saramago/Pilar del Río (e Miguel Gonçalves Mendes teve acesso único e exclusivo quer à sua intimidade quer aos bastidores das funções e iniciativas várias em que participaram por todo o mundo, durante mais de dois anos); de mostrar o que significa ser um Prémio Nobel da Literatura que não fica fechado em casa e viaja ao longo de todo o ano, para participar em sessões de autógrafos, f

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails