Marvin Gaye tornou-se num dos maiores nomes da Motown Records, conhecida como "Motor Town", (o nome Motown, contração de “Motor Town”, cidade dos motores é uma homenagem à cidade-natal devido às fabricas de automóveis ali instaladas) que além dele reuniu gente como The Temptations, Stevie Wonder, Diana Ross, The Jackson Five e Smokey Robinson & The Miracles.
2009 marcou os 50 anos em que o produtor e empresário norte-americano Barry Gordy, a partir de uma empréstimo de U$ 800, fundou em Detroit a Tamla – que em Dezembro daquele ano viraria a Motown.
Apesar de terem existido músicos negros norte-americanos de grande sucesso antes dos anos 60, incluindo Louis Armstrong, Ella Fitzgerald, Nat King Cole, ou Chuck Berry, a Motown, foi a mais importante editora a lançar artistas negros, desde o seu surgimento até o chamado "hip hop".Foi também a criadora dos chamados 'girl groups', como Martha & the Vandellas e The Supremes.
Um talentoso, visionário e duradouro lançado em órbita pela máquina hit da Motown, Marvin Gaye abriu caminho para a contínua evolução da música negra popular. Mudando da poderosa R & B ao Soul elegante e sofisticado, para finalmente chegar a uma forma intensamente pessoal e política de auto-expressão artística, redefiniu a música da Soul como uma força criativa, mas também expandiu o seu impacto como um agente de mudança social.
Nasce numa família religiosa em 1939, a sua vida foi interrompida abruptamente um dia antes de fazer 45 anos, em 1984, quando foi assassinado pelo seu próprio pai com a arma que ele mesmo lhe presenteara.
Marvin Pentz Gay, Jr. (ao estilo do seu herói Sam Cooke, acrescentou o "e" ao seu sobrenome em adulto) nasceu 02 de abril de 1939, em Washington, DC. Segundo dos três filhos do reverendo Marvin Gay, Sr., um ministro ordenado na Casa de Deus - uma seita cristã conservadora que funde elementos do judaísmo ortodoxo e pentecostes, impõe rigorosos códigos de conduta- começou a cantar na igreja aos três anos, transformando-se rapidamente um solista no coro. Gaye mais tarde assumiu o piano, bateria e a música tornou-se na sua fuga da realidade do pesadelo da sua vida em casa - toda a sua infância, o pai bateu-lhe quase diáriamente.
Após abandonar a Cardozo High School, Gaye alistou-se na Força Aérea dos Estados Unidos.
Após o fingimento de uma doença mental, foi dispensado por ter se recusado a seguir ordens.
Após abandonar as Forças Aéreas em 1957, Gaye começou sua carreira musical em vários grupos doo wop, fixando-se num popular grupo de Washington DC, chamado The Marquees.
Com Bo Diddley, os Marquees lançaram o single "Wyatt Earp" em 1957 pela Okeh e foram então contratados por Harvey Fuqua para o grupo The Moonglows. "Mama Loocie", lançada em 1959 pela Chess, foi o primeiro e único single de Gaye com os Moonglows.
Quando vendia milhares de discos “I Heard it Through The Grapevine“, sofre os primeiros contratempos.
Em 1963, grava “The Stubborn Kinda Fella” com Tammi Terrel. Filha do político Thomas Montgomery e da actriz Jennie Montgomery, o sucesso com Tammi foi tragicamente interrompido em 1967 quando, durante uma apresentação num concerto na Virgínia, Terrell desmaiou nos braços de Gaye no palco, a primeira evidência de um tumor cerebral que terminou abruptamente sua carreira. Tammi morre em decorrência de cancro a 16 de Março de 1970. Foi diagnosticado um tumor cerebral, que a levou há morte aos 24 anos.
Ao mesmo tempo, Gaye foi forçado a lidar com uma série de outros problemas pessoais, não menos do que foi o seu casamento ruir com Anna, irmã de Berry Gordy (dono da Motown)acabou em divórcio.
Como resultado de um acordo judicial em 1976, Gaye foi ordenado a fazer pagamentos de pensão alimentícia, grava um novo álbum, com a intenção de que todos os royalties obtidos com as suas vendas, então, ser atribuído há sua ex-esposa. O disco de 1978, um LP duplo, ironicamente intitulado "Here, My Dear, amargamente explorado o relacionamento do casal em detalhes íntimos de tal forma que Anna Gordy brevemente pensa em processar Gaye por invasão de privacidade.
Passou a maior parte de 1970 em isolamento, ressurgindo no início do ano seguinte.Dá a volta por cima com um dos melhores albums de sempre, um dos álbuns de referência na história da Pop. O auto-produzido “What’s Going On“, um “Sgt. Peppers” soul/rhythm blues, anunciando uma mudança drástica no conteúdo e estilo que alterou para sempre a face da música negra. Uma obra de arte conceptual que trouxe profundamente as crenças espirituais para o primeiro plano explora as questões que vão desde a pobreza, a discriminação no ambiente, abuso de drogas, corrupção política, letras sobre a Guerra do Vietname, e estruturadas canções ao redor do ponto de vista do seu irmão Frankie, ele próprio um soldado que regressado recentemente do combate.
Em 1973, edita “Let’s Get it On” e “You Are Everything“, com Diana Ross.O erotismo longo chiando implícita muito do trabalho de Gaye chegou ao ponto de ebulição, com Let's Get It On, um dos álbuns mais sexualmente registados, uma obra de desejo intenso e saudade, tornou-se o maior sucesso comercial da sua carreira e a faixa-título tornou-se no seu segundo hit a chegar a número um.
Dos problemas com a Motown e num momento difícil na carreira, surpreende com “Sexual Healing“, de 1982, canção com a qual ganhou dois Grammys: melhor vocalista de R&B e melhor performance instrumental de R&B. No total, teve cerca de 39 Top,40 singles pela Motown.
Casou novamente e começou a trabalhar em outro álbum, Lover Man, mas desistiu do projecto quando o single "Ego Tripping Out" - um comentário dizendo pessoais apresentado como um dueto entre o espiritual e a metade da sua identidade sexual, num comentario o biógrafo David Ritz mais tarde apelida de "alma dividida" do cantor-falhou. Com os seus problemas de droga aumentarem e o seu casamento com Janis a nova esposa, também começou a falhar, muda-se para o Havaí na tentativa de resolver assuntos pessoais.
Em 1981, as dificuldades fiscais de longo prazo e pressões renovadas do IRS Gaye é forçado a fugir para a Europa.
Em 1983 fez as pazes com Berry Gordy, aparecendo na televisão, um especial que comemora as bodas de prata da Motown. Nesse mesmo ano, também cantou uma versão soul de "The Star-Spangled Banner" no All-Star Game da NBA, instantaneamente tornou-se uma das interpretações mais controversas e lendárias do hino nacional já realizado. E foi a sua última aparição pública.
O ressurgimento da carreira de Gaye trouxe consigo um aumento na dependência da cocaína e, finalmente, os seus demónios pessoais obrigaram-no de volta aos EUA, para onde se muda com os pais numa tentativa de recuperar o controle da sua vida.
Tragicamente, o retorno para casa apenas exacerbou a sua espiral depressão, ele e o pai discutiam com amargura, e Gaye ameaçou o suicídio em algumas ocasiões.
Em 1984, deprimido e viciado em cocaína, é assassinado pelo pai, com quem tinha um difícil relacionamento. Apesar de ser um dia de brincadeiras, e mentiras, as notícias chocaram por serem verdadeiras no dia 1º de Abril. Um dia antes do seu aniversário, 45 anos - Gaye foi baleado e morto pelo Sr. Marvin, na sequência de uma discussão familiar acalorada.
Sem comentários:
Enviar um comentário