11/10/2010

Lady Jaye Breyer P-orridge

Jacqueline Breyer (Lady Jaye Breyer P-Orridge), teclista, enfermeira e cantora, nascido em 1969, casada em 1993 com Genesis P-Orridge, morreu em Nova Iorque a 9 de Outubro de 2007.
O auto-proclamado "engenheiro cultural" e artista conceptual Genesis P-Orridge vem criando controvérsia desde meados os anos setenta, primeiro com Throbbing Gristle, pioneiros da música industrial, e depois com o psicadélico colectivo Psychic TV .
Em 1993, P-Orridge conheceu e casou com Jacqueline Breyer. Ela adoptou o nome Lady Jaye Breyer P-Orridge e posteriormente o casal começou a tornar-se a imagem de espelho um do outro ou, mais precisamente, através do uso repetido de cirurgia plástica, transformando-se num único ser a que chamaram de "Breyer P-Orridge".

"Como um casal, queremos nos tornar mais e mais", disse Genesis P-Orridge em 2004:
Acho que estou dedicado a quebrar todos os moldes herdados que puder da minha vida privada, e eu sou abençoado por trabalhar com um parceiro que esteja preparado para se envolver nesse processo também. Nós dois temos implantes mamários, feitos no mesmo dia, no nosso 10 º aniversário, acordei no hospital, segurando as mãos. Por acaso, temos os sapatos do mesmo tamanho, mas agora podemos também compartilhar lingerie tambem!

Ele cunhou o termo "Pandrogyny" termo para definir essa experiência extrema, e trouxe ao casal maior notoriedade nos círculos da arte contemporânea, muitas vezes sentiu como uma demasiado rotação da arte-performance de Gilbert e George. As fotografias tiradas durante as operações sucessivas do casal, forneceu material para várias exposições da média mista, incluindo um intitulado "Painful But Fabulous", que percorreu as capitais europeias e as instituições de arte mais liberais americanas.

Eles viviam em Brooklyn, Nova York, com seus dois gatos, e pareciam totalmente à vontade com o seu estilo de vida escolhido. "As pessoas muitas vezes querem nos perguntar sobre nossas vidas sexuais, especialmente desde que Genesis ficou com os seus peitos", disse Lady Jaye. "E eu sempre digo a eles que nós temos a vida de um casal normal."

Nascida em 1969, Jacqueline Breyer freqüentou uma escola católica e estava interessada em imagens de iconografia religiosa desde tenra idade. Ela tornou-se uma enfermeira, cuidando de crianças com doenças terminais ou deficiências incuráveis, e também fez trabalho voluntário para instituições de caridade animal em Nova York. Quando ela conheceu Genesis P-Orridge, ela não tinha ouvido falar de Psychic TV, embora ela estivesse familiarizado com Throbbing Gristle o tema "Hamburger Lady" e colocar o grupo no esquema grandiloqüente Grand Guignol da música industrial.

Em 1995, um par de anos após a reunião Breyer, Genesis P-Orridge sofreu ferimentos terríveis e quase perdeu o braço esquerdo ao escapar de um incêndio na casa de Los Angeles, do produtor Rick Rubin. Ele usou o dinheiro obtido num processo de US $ 1,5 milhões contra o produtor em 1998 para financiar as suas experiências em colagem, fotografia e escultura, bem como música e cirurgia cosmética. Lady Jaye alterou o seu nariz e queixo para parecer mais com seu marido enquanto ele tinha implantes de rosto para combinar com seu distintivo contorno facial, mas o casal queria qualquer coisa mais drástica do que os seus implantes de mama combinados. "Eu realmente prefiro não termos nada a perder", disse Lady Jaye.

Se eu pudesse ter um pênis em anexo, gostaria de fazê-lo amanhã, mas para ele perder qualquer parte do corpo que possa dar prazer, que não é a idéia. Nós tomamos a decisão de não tentar ir atrás de uma idéia convencional de beleza. Ambos mudaramo rosto para ter um olhar como uma espécie de ideal, mas queriam ver como o outro. Nós estamos tentando encontrar no meio.

Com a ajuda de Lady Jaye, Genesis P-Orridge apreciou algo de um renascimento criativo e reavaliação crítica da sua obra. Em 1999, realizou performances como Thee Majesty o seu projecto de spoken-word, e Psychic TV no Royal Festival Hall em Londres, depois voltou com os seus antigos colegas na reforma Throbbing Gristle em 2004. Lady Jaye também se apresentou em Nova York, com o baterista Edward O'Dowd (aka Morrison Edley), que se reuniram em volta do casal uma nova linha de Psychic TV no PTV3.

Eles realizaram uma turné européia e norte-americana para promover Heaven Is Her, e, o álbum de estúdio, o primeiro em 12 anos, lançado em 2006, contou com contribuições de membros dos Yeah Yeah Yeahs e Butthole Surfers, bem como Lady Jaye nos teclados, samples e vocais.

"We view Breyer P-Orridge as a separate person who is both of us," Lady Jaye explained. "Neither of us take credit for the work, the work is a melding of both of our ideas which we would not have had singly. Both of us are in all of our art. That third being, Breyer P-Orridge, is always present."

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails