25/09/2010

THE ORGAN of CORTI - ruido ambiental em musica


A consultoria de Som Liminal projectou uma estrutura que "recicla" os sons da cidade, transformando o ruído ambiental em "música".

The Organ of Corti - nome de uma parte do ouvido interno - é um dispositivo portátil que filtra ruídos, criando harmonias e mudanças subtis, dependendo da fonte de som externa e da posição do ouvinte.

O dispositivo é baseado em torno de fenómeno acústico e de cristais sónicos, que consiste num conjunto de cilindros verticais e espaçados de acordo com as faixas de frequências que vai agir. As matrizes podem ser cuidadosamente projectadas de acordo com os sons do local em que a escultura é colocado - seja numa área construída de uma cena urbana, rural ou um rio. O cristal sonoro modula o som que passa de um lado para o outro.

Para ouvir o órgão de Corti, as pessoas passam por trás da escultura, e vão ouvir sons diferentes, graças à disposição dos cilindros. As disparidades entre os diferentes cilindros permitir apenas determinadas frequências através deles, portanto, alguns aspectos do som de entrada podem ser filtrados e outros aspectos podem ser ampliados.

A proposta do órgão de Corti nasceu de um trabalho de investigação do olhar para a relação entre saúde, som e bem-estar. Liminal - é formada por David Prior compositor e a arquitecta Frances Crow , que decidiram juntar-se com Keith Attenborough, um professor de pesquisa do Grupo de Acústica na Universidade Aberta.

O Órgão de Corti será lançado em 2011 durante o City of London Festival e repetido na auto-estrada M6, no Lake District, A419 Cotswolds ao lado do açude Diglis em Worcester.

A instalação foi premiada com o PRSF New Music Award, que tem um prémio de US $ 78.000. Os juízes foram inspirados pela habilidade da peça "desafiar a noção do que é ouvir" , " lembra-nos do valor de como pode um bom som ser belo" e "oferecer um antídoto para o som saturado, do mundo digital em que vivemos ".

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails