Nascido em Laval em 1873, Alfred Jarry foi educado em Saint-Brieuc, Rennes e na faculdade, onde lhe fica na cabeça professor turco de física, Mr. Hebert (mais tarde Ubu). Ele prepara Normal Sup - sem sucesso - no Lycée Henri IV, em Paris onde é admiido com o amigo Leon-Paul Fargue. Ele freqüentava o editorial literario e aos vinte anos a primeira colecção de poesia, Les Minutes de sable memorial, e uma peça de teatro César Antéchrist. Em Dezembro de 1896, no Théâtre de l'Oeuvre, é montada a peça Ubu Roi, que ele escreveu a primeira versão aos quinze anos, provocando um enorme escândalo. Em seguida veio o L’Amour absolu, e Le Surmâle… . Colabora em diversas revistas:Le Mercure de France, la Revue Blanche,, escreveu várias óperas cômicas. Zombando do conforto e da respeitabilidade, Jarry levou uma vida boêmia, com os seus três atributos: a bicicleta, revólver e absinto!.
Atormentada por seus credores, desgastado por seus excessos, morreu em Paris em 1907, de meningite tuberculosa aos 34 anos.
Ubu Roi, de Alfred Jarry como seu lado engraçado, Jarry encena de forma inusitada as características humanas e as mais grotescas. Ele inventou o termo e o conceito de pataphysique, a pseudo-ciência que procura teorizar sobre a desconstrução e reconstrução do real no absurdo ( gestos e pareceres do pataphysicien, Doutor Faustroll).
Mais conhecido como o autor Ubu, entrou na linguagem comum ubuesque significa ao mesmo tempo grotesco ofensivo e ridículo. Ubu é um estudante de hoax, um drama ou uma farsa política? Com a sua Merdre inaugural, rompe os tabus de bom gosto e a decência, pndo em causa a própria noção de literatura, cultivando a provocação.
A literatura, de Jarry, move-se perigosamente no campo minado de André Breton, escreveu na sua antologia de humor negro.
Sem comentários:
Enviar um comentário