18/08/2010

RUAN RULFO

Juan Rulfo foi um dos grandes escritores latino-americanos do Século XX. É m dos escritores que mais aprecio, foi um incansável viajante, dedicou-se à fotografia, Borges dedicou-lhe um capítulo inteiro na sua Biblioteca Pessoal; Gabriel García Márquez, num texto célebre, escreveu que a leitura deste autor influenciou de forma decisiva o rumo da sua escrita; Carlos Fuentes, Julio Cortázar, Alvaro Mutis, entre outros, rasgaram-lhe inúmeros elogios.

Com apenas dois livros, Juan Rulfo (1918-1986) impôs-se como um nome de culto da literatura do século XX.

Juan Rulfo nasceu em Apulco, pequena localidade do estado de Jalisco (México), em 1917. Perdeu o seu pai e sua mãe muito cedo e passou a sua infância num orfanato em Guadalajara.

Em 1934 muda-se para a cidade do México e começa a escrever os seus trabalhos literários e a colaborar na revista "América".
Em 1953 publica "El llano en llamas", situando-o num dos lugares mais destacados da literatura mexicana contemporânea, e em 1955 publica a novela "Pedro Páramo", que significou a sua consagração como um dos autores de maior relevo da literatura universal.

Desta última obra escreveu Jorge Luis Borges: "Pedro Páramo es una de las mejores novelas de las literaturas de lengua hispánica, y aun de toda la literatura.”

OBRA
A planície em chamas

O galo de ouro

Obra reunida

Pedro Páramo

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails