O lendário grupo alemão lançou apenas três álbuns entre 1972 e 1975, mas estes álbuns tiveram uma influência desproporcional para o seu modesto sucesso comercial; elogiado por influentes bandas como David Bowie, Hawkwind, Iggy Pop, Devo, Sonic Youth, Stereolab, Autechre, Radiohead, U2, Wilco , Primal Scream, e muitos outros. Em Maio de 2010, a Gronland Records lançou uma caixa que inclui estes três LP's e material bónus (disponível nos EUA, a 27 de Julho). Ainda este ano será a primeira apresentação ao vivo desta música em mais de 35 anos como Hallogallo 2010.
Michael Rother e Klaus Dinger despertou pela primeira vez a atenção do público explorando um estilo experimental, proto-punk, e Krautrock - fragmentos de riffs á Hendrix, um som duro e monótono, um tom pesado e de grande intensidade: em particular psychedelic 1971, versão Kraftwerk. A dupla passado 6 meses formam os NEU! e levaram com eles a sua linguagem musical que iria passar a ter uma influência ao longo do tempo. A batida propulsora de Dinger é frequentemente citada como a quintessential motorik drumming, enquanto a guitarra de Rother suou algo novo a partir de uma variedade de influências: os timbres eram de rock, mas o sentido melódico era outra coisa, as escalas agridoce e muito europeia, acompanhado de um estilo do Médio Oriente, e sequência de drones.
O trio de Rother, Dinger e o produtor Conny Plank criaram um universo coeso, onde os tons simples e melodias casaram com elementos altamente processados, onde a realidade pode transformar-se de dentro para fora, ou então, aparentemente para sempre.
Rother e Dinger separaram-se após o terceiro album dos NEU!. Rother concentrou a sua colaboração com o electronic-music duo, Cluster ( Hans-Joachim Roedelius e Dieter Moebius), Harmonia, em 1977, e lançou uma série de registos a solo. Dinger iniciou um novo projecto, La Dusseldorf. O duo uniu-se em 1985/86, mas nunca foram capazes de completar um álbum para sua satisfação mútua. Em 2008, Klaus Dinger faleceu.
Inspirado por revisitar estas gravações, Rother, convidou um grupo de músicos para visitar o universo NEU! com ele, para uma série de apresentações ao vivo: ‘Hallogallo 2010’, é composto por Michael Rother, Steve Shelley, e Aaron Mullan. Eles vão realizar uma série limitada de concertos este ano. Este grupo irá realizar performance dos NEU! música e selecção de Rother, dos Harmonia e dos seus discos a solo.
Steve Shelley é mais conhecido por tocar bateria nos Sonic Youth desde 1985. Ele também gravou com The Fugs, Allen Ginsberg, Arto Lindsay, Loren Mazacane Connors, The High Confessions, Christina Rosenvinge, Richard Hell, Giant Sand, the Matt Zivich Trio, Ron Asheton, Tom Verlaine, Mike Watt, Townes Van Zandt, Cat Power, The Raincoats, Brigitte Fontaine, Robert Quine, Enrique Morente, e muitos outros.
Aaron Mullan metade das guitarras dos Tall Firs. Também colaborou com Chris Corsano e o Matt Zivich Trio, entre outros.
Agosto
4 Maxwell’s in Hoboken, NJ (Michael Rother and Freunde)
6 Lincoln Center in NY, NY at Damrosch Park Bandshell -w/ Hermeto Pascoal
8 International House of Philadelphia in Philadelphia, PA
15 Dockville Festival in Hamburg, Germany
17 Edinburgh Picture House Edinburgh, Scotland
27 Polyforum Siqueiros Mexico City (DF), Mexico
28 tba - Guadalajara, Mexico
Setembro
4 ATP NY Festival along with Sonic Youth + Text of Light and many others
7 Wexner Center for the Arts in Columbus, OH
8 Chicago, Il – venue tba
10 Detroit, Mi – venue tba
14 Kagelbanan in Stockholm, Sweden
15 KB in Malmo, Sweden
17 Numusic in Stavanger, Norway
19 Incubate Festival in Tilburg, Netherlands
21 Vooruit in Ghent, Belgium
Outubro
21 Barbican - London
24 Supersonic Festival - Birmingham, UK
Novembro
12 Rolling Stone Weekender, Weissenhauser Strand – Baltic Sea
13 Gloria Theatre, Cologne
Dezembro
6-9 In Between Days - ATP UK
Sem comentários:
Enviar um comentário