25/07/2010

W. SOMERSET MAUGHAM

Nascido em Paris, de ascendência irlandesa, Somerset Maugham era para levar uma vida fascinante e tornaria-se famoso pela maestria evocativa dos seus contos que eram muitas vezes fixados nas zonas mais obscuras e remotas do Império Britânico. Sofrendo de um gaguejo ruim, recebeu uma educação clássica escola pública na King's School, em Canterbury, Kent. Estudou na Universidade de Heidelburg, filosofia e literatura.

Estudou em Londres, acabou por se qualificar como cirurgião no hospital St Thomas. Ele conduziu a prática médica desse ano em favelas do East End. Foi aqui que ele encontrou material para o seu primeiro, e escabroso, o romance Liza of Lambeth, em 1897 e muito do material do seu autobiográfico romance, aclamado pela crítica Servidão Humana, publicado em 1915.

Ele se mudou para Paris, onde ele iria encontrar-se uma relação de trabalho bem sucedido com Laurence Housman em 1908. Com a eclosão da Grande Guerra, Maugham, aos 40 anos e 56 era ao mesmo tempo demasiado velho e demasiado curto para se alistar no exército, juntou-se a uma unidade da British Red Cross, numa ambulância ligado ao exército francês, tornando-se como comtemporaneo um dos muitos Literary Ambulance Drivers. Um dos seus co-pilotos foi Desmond MacCarthy, um escritor que depois se tornou crítico literário do The Sunday Times de Londres. Depois Maugham foi recrutado para uma missão muito mais interessante como agente secreto em Genebra e depois Petrograd. Na Rússia, foi dado o trabalho de tentar impedir a Revolução Russa de partida. Ashenden o seu romance publicado em 1928 recorreu a essas eclécticas experiências.

Continuando com mais viagens, Maugham partiu para os mares do Sul, onde visitou a ilha do Tahiti e em que baseou seu romance The Moon and Sixpence. A doença, força Maugham a retornar e permanecer num sanatório de tuberculose escocês. No entanto, em recuperação, voltou para o imperial Extremo Oriente e recolheu informações e experiências que formam a base de muitos contos, peças de teatro e romances: East of Suez, em 1922, Our Betters, 1923 e The Letter, 1927, estão entre os mais conhecidos.

Voltando para França, em 1928, adquiriu uma casa em St. Jean Cap Ferrat, na Riviera francesa chamada Mauresque (palavra que significa "de estilo mouro"), onde desfrutou de uma vida quase real, escreveu o que muitos consideram a sua obra-prima satírica Cakes and Ale, uma biografia literária dentro de um romance que examinou o pecado privado que acompanha sucesso de público.

Aos sessenta e seis anos, em 01 de Setembro de 1939 o exército alemão invadiu a Polónia, e chegou a Paris em 14 de Junho de 1940. Com o avanço nazi como seria de esperar, foi forçado a fugir uma com nada além de uma única mala de viagem, uma viagem horrível de vinte dias para a Inglaterra a bordo de uma barca- a embarcação que não foi projectada para além de um passageiro, estava abarrotada juntamente com outras 500 fugitivos.

Somerset Maugham foi o mestre do romance curto, conciso e poderia transmitir relacionamentos, ganância e ambição com uma realidade assustadora. Os locais remotos do magnífico silêncio ainda decadente do império britânico ofereceu-lhe ocas e bonitas histórias para escrever as suas peças teatrais. Os habitantes da vida real desses locais foram francamente chocados por ter sido retratados como tão triviais, paroquiais e criaturas vazias.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails