25/07/2010

TULI KUPFERBERG

Faleceu, no dia 12 Julho, 2010, aos 86 anos, o compositor, vocalista, percussionista, musico e poeta Tuli Kupferberg. Este poeta (da beat generation e amigo de Allen Ginsberg) com Ed Sanders, foi um dos fundadores de um dos primeiros grupos de rock underground e de intervenção política dos anos 60, The Fugs (nome inspirado por um livro de Norman Mailer em que o autor substitui-o a palavra "fuck" por fugs).

Kupferberg, que se descreveu como a "estrela do rock mais antiga do mundo", tinha 86 anos. No ano passado, sofreu dois acidentes vasculares cerebrais,o ultimo em Abril 2009 deixando a sua visão severamente prejudicada e deixou-o necessitado de cuidados constantes. Mas isso não quer dizer que sua influência não foi sentida dentro das gerações mais modernas - um concerto de beneficência em Janeiro de 2010 em sua homenagem, contou com performances de Lou Reed, Sonic Youth, Laurie Anderson, Patti Smith Group, e Philip Glass, num esforço para o ajudar nas contas médicas. Ed Sanders disse ao Times, que a saúde Kupferberg tinha enfraquecido desde o acidente vascular cerebral. Kupferberg deixa esposa e três filhos.

Os The Fugs forma-se em 1964, quando o proprietário da livraria Sanders, e o poeta Kupferberg, uniram-se para desempenhar um rock & roll combinado com letras abastecidas com a sátira política e profanação. Devido à sua imagem anti-guerra - "Quem pode treinar guerrilheiros ás dezenas? Enviá-los para matar seus primos inexperientes?" O líder Kupferberg canta "CIA Man" - indisciplinados shows ao vivo em meados dos anos 60, o FBI teria investigado os Fugs. A banda finalmente gravou seis álbuns entre 1964 e 1969, contribuindo Tupferberg com algumas das faixas mais conhecidas da banda:"Nothing," "Kill for Peace," "The Ten Commandments" e "CIA Man". Após um hiato de 15 anos, Kupferberg e Sanders reformam os Fugs com uma nova formação.

Depois de uma paragem nos anos setenta, os Fugs voltaram a editar a meio dos anos oitenta e, já este ano, lançaram o seu disco "Be Free: The Fugs Final CD, Pt. II", sete anos depois da "Parte I".

É acreditar que Kupferberg foi uma inspiração para a personagem mais famosa da obra de Ginsberg, "Howl". Kupferberg ganhou uma reputação como um dos boémios de Nova York, e até serviu de inspiração para o homem que saltou da ponte de Brooklyn e sobreviveu, no épico poema de Allen Ginsberg "Howl".

Kupferberg "pulou da ponte de Brooklyn isso realmente aconteceu e afastou-se de desconhecidos e esquecidos no «daze» fantasmagórico de Chinatown", escreveu Ginsberg. Kupferberg mais tarde admitiu que ele era o jumper do poema de Ginsberg.

No início deste ano, o Fugs lançou o que previu como a sua última gravação dada a diminuição da sua saúde de Kupferberg, Be Free: The Final Fugs CD (Parte 2). Nos últimos anos, Kupferberg também manteve um canal no YouTube onde ele postava imagens de arquivo, recitações de poesia, canções satíricas e muito mais. Ainda ultimamente Kupferberg postou um vídeo com uma versão satírica dos "Fugs 'Wide Wide River" que atacou a BP pelo derrame de petróleo no Golfo.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails