30/06/2010

RAMMELLZEE - Visionario do Hip-Hop

Fab 5 Freddy revelou no seu Twitter que Rammellzee o art-rap pioneer, tinha morrido. Stuart Argabright, colaborador de Rammellzee nos Death Comet Crew, confirmou a triste notícia. Tinha 50 anos de idade.

Nascido na Bedford Stuyvesant, no Brooklyn, começou a sua jornada como um jovem artista visual, e na arte de graffiti.
A sua homenagem em 1980 a Andy Warhol, num vagão de metro coberto de latas de sopa Campbell's, é considerado um dos clássicos de todos os tempos do graffiti no metro.

Começa a expor as suas pinturas sobre tela em grandes galerias. Naquela época tornou-se o elo de ligação entre a cena New York downtown film, a musica, as artes plásticas, e o desenvolvimento da nova cena do hip-hop em Harlem e no Bronx.

Ele era afiliado e amigo próximo de titãs do mundo da arte, Jean-Michel Basquiat e Keith Haring- apareceu junto com Basquiat no vídeo de Blondie, "Rapture", na qual a vocalista Debbie Harry imortalizou a canção com a letra , “Fab 5 Freddy told me everybody’s fly…”

Ele também aparece no filme de Basquiat, "Downtown 81".
Trouxe a sua visão para a grande tela, produziu, compôs todas as músicas do original e instrumental clássico cinematográfico, Wild Style em 1981, apareceu vestindo um casaco preto e com uma espingarda no palco.

Wild Style é o primeiro filme de hip-hop, recentemente reconhecido pela revista Rolling Stone como o número 7 na sua lista do top 25 Music DVDs of All Time. O seu single de 1982 "Change" The Beat, um clássico do hip-hop, foi samplado e scratched (ahhh, this stuff is realllly, FRESH!) pelos produtores e DJ's inúmeras vezes.

Rammellzee é, provavelmente, mais conhecido pelo single Beat Bop, com K-Rob, produzido pelo famoso artista Jean-Michel Basquiat. "Beat Bop" foi provavelmente a peça mais longa do género produziu na época, uma odisséia de 10 minutos com bobagem rap ("RPMs, my noooose don't care about the rhythm that breaks").

A voz nasalada e as letras non sense de Rammel por cima da mistura de samples, com linhas de baixo e guitarras funk, cortadas a espaços por solos dissonantes de violinos marcam 'Beat Bop'- veio influenciar toda uma geração de músicos associados ao hip-hop, estilo Beastie Boys "Ad-Rock" e Cypress Hill, B-RealCypress Hill.

Rammell também colaborou com o produtor Bill Laswell, e Death Comet Crew lançou um álbum noise rock na label Troubleman Unlimited em 2004.

Mas a sua longa e variada carreira abrangeu muito mais do que isso.
Ele tornou-se num escultor, pintor e um performance artist.
Bboy, grafite e rap tudo poderia cair nessas categorias.

Além do rap, Rammel também foi famoso como artista visual e notoriamente evasivo
« mind-bogglingly odd raconteur». Muitos consideram-no um dos pioneiros da arte do graffiti. O seu trabalho foi feito num estilo que se chamou de "Futurismo", e apareceu em galerias e museus em todo o mundo.

O director Jim Jarmusch, chamou Rammell para o elenco do filme Stranger Than Paradise, em 1984.

Ele tinha na ideia de que letras são símbolos de uma guerra Intergalatica da linguagem,
Independentemente Rammelzee foi um dos mais estranhos e original no Hip Hop, pode-se colocá-lo ao lado de Sun-Ra, MF Doom e RZA. Ele estava associado ao Afro-Futurismo, mas ficou para a historia como gótico futurista.

Em 1988, a MTV estabelece o acesso com Fab 5 Freddy para ele ser o primeiro anfitrião do Yo! MTV Raps, que rapidamente se torna o maior show nominal do canal. Foi idéia dele ser o primeiro VJ a ter um show fora dos estúdios da MTV para as ruas, em todo o país e, em seguida, ao longo do mar. Ele trouxe credibilidade instantânea á MTV, junto com a sua inteligente, atraente e perspicaz incursão nas profundezas da cultura hip hop, e um dos mais importantes músicos.

Fab 5 Freddy é também um prolífico cineasta tendo dezenas e inovadores vídeos musicais e comerciais de artistas como Queen Latifah, KRS-One, Nas, Snoop Doggy Dog, e muitos outros.

Além disso, Fab publicou numerosos artigos e ensaios sobre temas da cultura pop para publicações como a Vibe, XXL, Interview e The New York Times Magazine, e escreveu o primeiro dicionário de gíria Hip Hop intitulado “Fresh Fly flavor”.

Foi produtor associado do clássico New Jack City, e apareceu em 2007 no block buster hit, American Gangster. Fab também recentemente foi convidado em Law and Order: Criminal Intent, onde desempenhou o rapper baleado, "Fulla-T".

Em 2007 como produtor executivo do show, foi premiado pelo VH1 Hip-Hop Honor, pela sua participação no primeiro longa-metragem do Hip Hop, Wild Style.

Actualmente terminou a pós-produção no doc sobre Bob Marley, dirigido por Jonathan Demme.

O homem era um monstro misterioso, e podem ver no YouTube.

Eu conheci e ouvi este grande artista e pioneiro do hip-hop, quando a insuspeita Wire, nomeou um dos seus albums, na lista dos melhores do ano.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails