A internet é hoje em dia o reflexo daquilo que somos para o bem e para o mal. Eu criei este blogue com o objectivo de falar sobre a cultura pop - musica, cinema, livros, fotografia, dança... porque gosto de partilhar a minha paixão, o meu conhecimento a todos. O meu amor pela música é intenso, bem como a minha curiosidade pelo novo. Como não sou um expert em nada, sei um pouco de tudo, e um pouco de nada, o gosto ultrapassa as minhas dificuldades. Todos morremos sem saber para que nascemos.
27/06/2010
JASON PIERCE - SPACEMEN 3 - SPIRITUALIZED
Jason Pierce é tão sobrevivente como um visionário. Desde os tempos nos Spacemen 3 com o seu amigo Pete "Sonic Boom" Kember, como nos últimos 20 anos, como a força motriz e único membro permanente do gospel-rock, Spiritualized é, o homem a quem chamam de Spaceman - cuja letras são compostos de por amor, morte, redenção, drogas, rock'n'roll, e, claro, espiritualidade - experimentou tudo o que canta. E isso inclui a morte. Duas vezes. Depois de ser golpeado com quase até á morte e pneumonia dupla, em 2005, que foi tão grave que a sua namorada recebeu assistência do sofrimento. Pierce fez o que só pode ser descrita como um retorno milagroso. Embora tenha sido suficiente para forçar o trauma qualquer artista para a reforma, Jason usou a morte como inspiração para o sexto álbum dos Spiritualized, A & E. O seu melhor trabalho em 11 anos, o álbum não é apenas o documento da sua sobrevivência, mas também o resumo de todos os seus estilos musicais até à data.
Jason Pierce nascido a 19 de Novembro de 1965 em Rugby, Warwickshire, Inglaterra, no mesmo dia e lugar que o futuro companheiro de banda Peter Kember. "Quando tinha 14 anos, comprei o albumd os Stooges" Raw Power e não escutei mais nada, durante um ano ", disse á Magnet, em 1997.
Com Pete Bain no baixo e na bateria Tim Morris, Pierce e Kember começam por anunciar: “We’re spacemen!” . No entanto, para evitar confusão com o grupo R & B, dos anos 50 acrescentam o número três após um cartaz que diz: “Are your dreams at night 3 sizes too big?” .
O primeiro show é em torno do Natal, 1982 numa festa em casa. Soando como os Cramps, tocan um monte de covers dos Stooges antes da polícia chegar e acabar com o show. A banda separou-se. Bain e Morris iniciam uma banda chamada Push. Quando Pierce volta a Rugby, em 1984, reconecta-se com Kember, e com o novo baterista Nicholas "Natty" Brooker, e reeforma os Spacemen 3. Kember começa a brincar com a heroína, e a "experimentar todas as drogas", revelou á Sounds em 1991.
Em 1986 a banda grava novas demos num estúdio em Northampton, finalmente lançado sob o título- Taking Drugs To Make Music To Take Drugs To.
Gravam o seu primeiro álbum, Sound of Confusion, em cinco dias por menos de £ 800. Pierce depois disse ao Melody Maker: "Estávamos todos brincando no quarto, até que algo veio através do telhado, o som que estávamos ouvindo era como de algum outro planeta ou algo assim. E é isso que foi Spacemen 3. Nós apenas nos encontramos a fazer este tipo de som sobrenatural que se elevou até nós. A irreverência do álbum produz uma mistura de originais, covers dos seus heróis (Glen Campbell, The Stooges, 13th Floor Elevators) e com referências constantes a Deus e a narcóticos.Começa com "Hey Man", que usa o "Amém" como refrão, e "OD Catástrofe ", uma cópia descarada dos Stooges "TV Eye", que retrata a queda de um drogado.
Pierce assume a alcunha de Spaceman. Kember muda o nome de “Peter Gunn” para “Sonic Boom”, nome que vai continuar a utilizar nas duas próximas décadas.
Em 1987 editam a sua obra-prima, The Perfect Prescription.
1988-1989- Eles tocam o seu último show de sempre em Agosto no Festival de Reading . Sonic Boom lança o seu primeiro single a solo, "Angel" na Silvertone Records, em Dezembro.
1990-1991- Kember lança o seu primeiro álbum solo, Spectrum, (que, ironicamente, apresenta Pierce) em Fevereiro, enquanto Jason forma os Spiritualized.
Kate Radley, namorada de Pierce, substitui Evans nos teclados, e lançam dois EPs dos Spiritualized - Run/I Want You e Smile/SwayRun, antes do final de 1991.
1992-1994- Carruthers deixa a banda após uma disputa de dinheiro e é substituído por Sean Cook.Spiritualized gravam o brilhante álbum de estréia, Lazer Guided Melodies.. A dificuldade em manter um forte line-up começa quando Mark Refoy deixa de se concentrar em Slipstream, e leva consigo o baterista Jon Mattock. Kevin Cowen da banda Darkside (uma banda formada por ex-S3,o baixista Pete Bain) substitui Refoy na guitarra, mas depois de um breve período é substituído por John Coxon dos Spring Heel Jack.
1995-1996- Spiritualized apoiam os Verve, no Festival de Phoenix em 15 de Julho de 1995 - quatro dias depois Kate Radley secretamente casa com Richard Ashcroft dos Verve. O casal não anuncia publicamente o seu casamento, até dois anos depois, de ela permanecer nos Spiritualized.
1997-Spiritualized começar a gravar o seu terceiro álbum, e recruta o baterista Damon Reece e o guitarrista Mike Mooney como membros a tempo inteiro, e convida Dr. John, o London Community Gospel Choir, e, mais uma vez, o Balanescu Quartet a participar.
Nomeado após uma passagem do romance filosófico de Jostein Gaardner, O Mundo de Sofia, Gentlemen We Are Floating in Space é lançado em Março.
Um album autobiográfico, uma mistura de vários estilos - gospel, blues, free jazz, garage rock, pop psycadelic, ambient e orquestral - com um senso mais profundo de introspecção através de temas da religião, o amor e as drogas. Pela primeira vez desde os S3, letras de Pierce são colocados sob o microscópio, com a imprensa tirar conclusões precipitadas sobre as referências a drogas ("Há um buraco no meu braço, onde todo o dinheiro vai") e músicas como "Broken Heart", que sugere o romper da relação com Kate Radley. Durante a promoção, Pierce dá uma indicação sobre o seu relacionamento com a ex-namorada e teclista, dizendo “I love her dearly and she loves me dearly. Simple fact ”.
Mais uma vez, Pierce se orgulha de projectar uma embalagem especial, em colaboração com o designer Mark Farrow. Eles contratam uma empresa farmacêutica para a fabricação de um disco de três polegadas fechado num "foil blister pack mimicking an enormous pill; the sleeve notes read like the accompanying patient-info slip for a medication named Spiritualized® with choice instructions como "tocar duas vezes por dia" e "pode causar tonturas ".
"O álbum é um sucesso imediato entre os críticos e fãs, chegando em quarto lugar nas tabelas britânicas; no final do ano, bate favoritos como OK Computer dos Radiohead e Urban Hymns dos Verve para o NME é, Album of the Year honour.
O show na CN Tower foi provavelmente o melhor show que já fizeram, também têm uma actuação vitoriosa com o London Community Gospel Choir, no Royal Albert Hall em Londres, que posteriormente é lançado como um álbum duplo ao vivo. John Coxon deixou a banda e é substituído pelo guitarrista Gregg Hale;; Ray “Moonshake” Dickaty dos Moonshake junta-se no saxophone, e Julian Cope collaborator thighpaulsandra (aka Tim Lewis) substitui Radley nos keyboards.
Turnê com banda de Neil Young, com quem partilham o manager(Elliott Roberts), e depois de um show em San Francisco, Pierce e seus companheiros de banda passam a noite no rancho de Young.
1998-2000- A Volkswagen usa faixa-título Ladies and Gentlemen’s numa campanha publicitária para o New Beetle.Spiritualized é escolhido como banda de abertura para a turnê norte-americana dos Radiohead. A Tribute to Spacemen 3 é lançado na label indie Rocket Girl, Mogwai, Low, Arab Strap e Bardo Pond.
Um ano depois do concerto, a banda lança um álbum duplo ao vivo, Royal Albert Hall 10 de Outubro de 1997, o resultado de uma noite mágica. apresenta uma versão do gospel standard “Oh Happy Day” e marcou o final de contrato com Sean Cook, Damon Reece e Mike Mooney.
"A razão simples é uma disputa de pagamento, mas Pierce é acusado de "trabalho escravo ". Anos mais tarde Cook explica ao e-zine Terapija.net: "A história básica é que estava se comportando como um galo total, nós chamammo-lo como se viu, não gostou e, assim nos demitiu. Esse tipo de coisas que acontece bastante em bandas.
O trio imediatamente se une para formar uma banda de psych rock, chamada Lupine Howl.
Com thighpaulsandra e Dickaty ainda no line-up, Pierce convida Coxon de volta para a banda, bem como o percursionista clássico Tom Edwards e o colaborador de Julian Cope, Doggen, os quais permanecem na banda até hoje. Kev Balas e Martin Schelland ficam para o próximo álbum. A namorada de Pierce, a cineasta Juliette Larthe, dá à luz uma filha, que nome Poppy.
A banda lança um DVD intitulado Electricity/Come Together, com vídeos e cenas dos bastidores.
2001-2002 - O quarto álbum Let it Come Down é lançado em Setembro e marca uma mudança significativa. A matriz anterior, o estilo frenético de Ladies and Gentlemen, dá lugar a orquestrações luxuriantes (com mais de 120 músicos), levantando melodias de Brian Wilson, inspirado influências gospel e na significativa produção da produção wall of sound, de Phil Spector.
Continuando a sua tendência de embalagens de fantasia, Pierce e Farrow contrata o escultor Don Brown para a concepção, ele usa a sua namorada Yoko como a sua musa para produzir uma embalagem plástica em relevo suave. “I’d been reading some psychology about the workings of the brain and I got interested in the idea that when you see an image of a face that is concave your brain is so used to seeing eyes and noses that stick out that it finds it impossible to read,” diz Pierce á Creative Review.
Pierce contribui com guitarra para o oitavo álbum dos Spring Heel Jack, e junta-se a eles na turnê. Larthe dá à luz um menino que nome Hank.
2003-2004- Pierce reúne todo o material no non-album dos Spiritualized, Complete Works Vol. 1, que contém tudo o single de estréia “Anyway That You Want Me”. Para o quinto álbum Amazing Grace, Pierce agita-se novamente, retirando a produção de camadas que construiu a sua reputação, canalizando os seus amores actuais - garage, free jazz e gospel - e forçando a sua banda a improvisar.
Ele diz á Thrasher: "Este álbum é mais informado pelo jazz livre, e música espontânea. Geralmente, é uma a música que você ouve outros sons na sala e, em seguida, responde a eles.
Então o que você está ouvindo neste disco é um baterista tocando para uma linha de baixo que ele nunca ouviu falar antes e responde às guitarras e letras que também nunca ouvira falar. Você recebe este tipo de imediatismo, esse tipo de momento espontâneo, que é bastante raro na música rock'n'roll.
Dito isto, é provavelmente o álbum menos popular no cânone da banda.
A faixa do álbum "The Ballad of Richie Lee" encontra Pierce em homenagem ao seu falecido amigo Richie Lee, vocalista / baixista na tour dos Spiritualized , e companheiro de tour nos Acetone, que cometeu suicídio em 2001. Dickaty e Shellard afastam-se após a conclusão do álbum. Jason aparece no álbum Live Spring Heel Jack, é creditado como "J Spaceman".
2004-2007 - Complete Works Vol. 2 é lançado até ao final do período de Amazing Grace. Em Junho de 2005, Pierce junta-se a Kevin Shields e Patti Smith no Queen Elizabeth Hall em Londres, para uma performance intitulada The Coral Sea, um tributo ao falecido amigo de Smith, o artista Robert Mapplethorpe.
Dois dias mais tarde, Pierce adoece e chama companheiro de banda, John Coxon, descrevendo uma dificuldade para respirar. Coxon corre com Pierce para o hospital e fica ligado a um ventilador na unidade de terapia intensiva no Hospital Real de Londres, onde é diagnosticado com celulite periorbital com pneumonia bilateral, uma condição que faz com que os pulmões se enchem de líquido, evitando que o oxigénio alcançe a corrente sanguínea.
No terceiro aniversário do seu filho, á namorada de Pierce é aconselhado fazer luto, e seus filhos são trazidos para o ver pela uma última vez. Coxon diz ao Guardian: "Era terrível, realmente toca-lo e ir embora. Ele podia apenas comunicar-se connosco por rabisco de palavras sobre um pedaço de papel. Num momento eu pensei que tinha a certeza que ia morrer.
O problema foi que não estava respondendo aos antibióticos - estava ficando cada vez pior. Nós pensamos que era um caso perdido. "Acontece que, Pierce era um caso perdido, já que ele é tecnicamente foi considerado morto, não uma mas duas vezes neste período.
Quando se recupera, Larthe lê uma mensagem no fórum oficial: "Depois de quase morrer duas vezes nas últimas duas semanas e meia, Jason fez uma recuperação brilhante e alarmante. Ele ainda esta fraco, pesando muito pouco mas o amor e a felicidade estão do seu lado. O Primal Scream, Bobby Gillespie nas visitas assegura a sua recuperação, dizendo:" Eu sabia que você ia fazê-lo, o seu aperto de mão foi forte demais. Pierce junta Smith e Shields novamente para outra performance The Coral Sea.
Ele dá sua primeira composição clássica como Silent Sound, uma performance / instalação de arte que retrata uma sessão Vitoriana 1865, por artistas Iain Forsyth e Jane Pollard. A música é cantarolada ao telefone e transcrita ao longo de três horas, porque ele ainda não sabe ler nem escrever música. Junto com Norman Blake (Teenage Fanclub), Vic Chesnutt, James Yorkston, Howe Gelb , Jason faz com Daniel Johnston um show especial e exibição do documentário, The Devil and Daniel Johnston. Pierce ajuda a sua amiga actriz Samantha Morton a recuperar de um derrame.
Ele era a única pessoa que sabia e entendia o que era estar perto da morte. Apesar de estar com Morton, Pierce descobre o script de um filme de Harmony Korine, Mister Lonely, a estrela Morton como imitadora de Marilyn Monroe. Korine, que primeiro cumpriu com Pierce no show de tributo a Daniel Johnston, pede a Pierce para co-escrever a banda sonora do filme com os Sun City Girls.
Jason lança Mainline Acoustic Tour com o companheiro de banda Doggen no órgão, um quarteto de cordas e um coro, que apresenta uma selecção de canções dos Spiritualized, Spacemen 3 e algumas covers acusticas.
Creditados J Spaceman e Sun City Girls, a banda sonora Mister Lonely é lançado pela Drag City, em Abril, dois meses mais tarde, sai o sétimo álbum dos Spiritualized, Songs in A & E.
Pierce descreve como "a obra do diabo ... com um pouco de orientação de mim." Quanto ao divertido título, Pierce admite: "Eu gostaria de dizer antes que eu comecei mal, porque ele soa como um dos meus títulos, A & E «acidente e emergência", como toda a minha vida é vivida assim, eu não tenho planos para nada, todas as minhas músicas que eu escrevi e tudo que eu fiz com os [Spiritualized] parece ser um produto de acidente e emergência.
"A melhor coisa sobre a música é que não é uma ciência exacta. Você não pode apenas tocar 15 notas em ordem e que as pessoas vão se sentir eufóricas ou emocionais, há apenas uma magia entre as notas, e foi como que tentando encontrar com estas músicas colocá-las num espaço onde elas exigiriam que você pudesse ouvi-las. "
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário