23/06/2010

BRISE-GLACE

Nascido em 1969, o american post-classical compositor Jim O'Rourke tem sido um componente chave na sobreposição crescente da música experimental americana e europeia de vanguarda, trabalhando em tudo o que é jazz, rock, ambient, electro-acústica e na construção de muitas pontes entre os dois. Começando com a guitarra aos seis anos, o nativo de Chicago, com o seu trabalho tem encontrado o caminho de igualdade com o jazz experimental, fanáticos do noise, chill room denizens, e experimentalistas.

Lidando com mais frequência com a guitarra preparada em configurações do grupo de improvisação, Jim também lançou material como solista, embora com maior frequência na eletroacústica / musique concret. Colaborou com vários heróis da improvisação contemporânea, como Derek Bailey, Henry Kaiser, Eddie Prevost e Keith Rowe (Inglês do grupo de improvisação AMM), KK Null, David Jackman (Organum), e experimentalistas do Krautrock, Faust. Começando com a guitarra na idade de seis anos, não foi até sua carreira colegial na DePaul University que os juros O'Rourke no possibilidades menos óbvias do instrumento o levou através dos primeiros catálogos das tradições pós-clássica e electro-acústica.

Em Chicago, Jim começou a trabalhar com Dan Burke, no projecto Illusion of Safety, início dos anos 90, lançando três álbuns através da Staalplaat e Tesco. Foi aqui que conheceu o baterista Jim Jones Thymme.

Darin Gray torna-se amigo de Jim, quando os dois se conheceram numa performance da banda de Darin, os pos-hardcore Dazzling Killmen, logo após, Brise-Glace foi posto em movimento. Thymme foi alistado na bateria e Dylan Posa depois, do jazz de Chicago The Flying Luttenbachers, completou o grupo principal. Ao mesmo tempo, Jim juntou-se a David Grubbs nos Gastr Del Sol.

Mais tarde os shows desviaram-se do grupo central, composto por Jim e Darin e convidados como Kevin Drumm e Youseffi Azita (The Scissor Girls). Pouco depois do lançamento de "When in Vanitas ...", Brise-Glace retornou ao estúdio de Steve Albini, desta vez para gravar sob o nome de Yona-Kit, com Zeni-Geva's Kazuyuki K. Null.

Brise-Glace eventualmente nunca oficialmente foi dissolvido, embora as gravações de futuro não parecem ser no futuro previsível, apesar de todos os membros continuarem a desempenhar um com o outro em várias encarnações. Dylan Posa toca com Thymme's na "steady" rock band", Cheer-Accident. Darin e Thymme, na anti-band, You Fantastic! .

Jim O'Rourke, baixista Darin Gray (ex-Dazzling Killmen), baterista Thymme Jones (Illusion of Safety, Cheer Accident), guitarrista Dylan Posa (ex-Flying Luttenbachers, Cheer-Accident, Rattan). Como convidados nos albums, Kevin Drumm, Christoph Heemann (dos alemães experimentalists HNAS) e o improv-guitar Henry Kaiser, e Steve Albini.

Brise-Glace don't play it safe, deconstructing the functions of rock music, while unquestionably performing as a rock band.

Darin Gray: electric bass
Thymme Jones: drums
Jim O'Rourke: guitar, organ, tape, razor blade
Dylan Posa: guitar

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails