09/04/2010

RIP RIG and PANIC

Eu ainda!!! me lembro de os ver ao vivo no segundo festival de Vilar de Mouros 1982.

Nomeado após um fantástico album nos anos 60, de Rahsaan Roland Kirk, os Rip, Rig & Panic respondem à pergunta: O que acontece quando a vanguarda de pós-punks colidem com um cantor de pop/soul e tocar uma forma mutante de jazz? .

Uma colecção de membros ex-Pop Group (Gareth Sanger e Bruce Smith) e a jovem a ser estrela (Neneh Cherry), os Rip, Rig & Panic formaram-se em 1980 como boêmios por excelência avant-garde. Evitaram a pop de uma forma mais primitiva com percussão (um pouco de reggae, um pouco afro-pop) toques do Extremo Oriente, mergulhado de free jazz, cantando com alma e um piano inspirado em Cecil Taylor.

Mas, de tão intensa foi esta música, não foi feito com uma seriedade académica, muito pelo contrário, os Rip, Rig & Panic apostavam tudo na diversão e brincadeiras. Até os títulos das músicas ("Constant Drudgery Is Harmful to Soul, Spirit & Health" e "Those Eskimo Women Speak Frankly") soam mais como anúncios surreais.

Depois da separação em 1985, três álbuns, uma série de singles, e curta carreira (1981- 1985), Bruce Smith junta-se aos Public Image Ltd., Springer fez um disco a solo. Sager forma os Head, Oliver, co-escreveu um hit em 1987 ("Wishing Well") fez sessões com Terence Trent D'Arby, e morreu de anemia falciforme em Março de 1990. Neneh Cherry torna-se uma estrela pop com o seu primeiro disco a solo.

Atitude, o álbum mais acessível da banda, conta com as participações de Ari Up das Slits, e o padrasto de Neneh Cherry, o trompetista de jazz Don Cherry. É o que mais se aproxima da música normal, mantendo o show com a musicalidade e o excêntrico humor que caracteriza os Rip Rig & Panic.

Em finais de 1983, Rip Rig + Panic reorganiza-se como Float Up CP; Sager (toca guitarra e teclados) e Olivier co-produziu o álbum Kill Me in the Morning, é simples funk / soul / jazz.

RIP RIG + PANIC
God (UK Uh Huh/Virgin) 1981
I Am Cold (UK Virgin) 1982
Attitude (UK Virgin) 1983

FLOAT UP CP
Kill Me in the Morning (Upside) 1985

MARK SPRINGER
Piano (UK Illuminated) 1984

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails