Eu ainda!!! me lembro de os ver ao vivo no segundo festival de Vilar de Mouros 1982.
Nomeado após um fantástico album nos anos 60, de Rahsaan Roland Kirk, os Rip, Rig & Panic respondem à pergunta: O que acontece quando a vanguarda de pós-punks colidem com um cantor de pop/soul e tocar uma forma mutante de jazz? .
Uma colecção de membros ex-Pop Group (Gareth Sanger e Bruce Smith) e a jovem a ser estrela (Neneh Cherry), os Rip, Rig & Panic formaram-se em 1980 como boêmios por excelência avant-garde. Evitaram a pop de uma forma mais primitiva com percussão (um pouco de reggae, um pouco afro-pop) toques do Extremo Oriente, mergulhado de free jazz, cantando com alma e um piano inspirado em Cecil Taylor.
Mas, de tão intensa foi esta música, não foi feito com uma seriedade académica, muito pelo contrário, os Rip, Rig & Panic apostavam tudo na diversão e brincadeiras. Até os títulos das músicas ("Constant Drudgery Is Harmful to Soul, Spirit & Health" e "Those Eskimo Women Speak Frankly") soam mais como anúncios surreais.
Depois da separação em 1985, três álbuns, uma série de singles, e curta carreira (1981- 1985), Bruce Smith junta-se aos Public Image Ltd., Springer fez um disco a solo. Sager forma os Head, Oliver, co-escreveu um hit em 1987 ("Wishing Well") fez sessões com Terence Trent D'Arby, e morreu de anemia falciforme em Março de 1990. Neneh Cherry torna-se uma estrela pop com o seu primeiro disco a solo.
Atitude, o álbum mais acessível da banda, conta com as participações de Ari Up das Slits, e o padrasto de Neneh Cherry, o trompetista de jazz Don Cherry. É o que mais se aproxima da música normal, mantendo o show com a musicalidade e o excêntrico humor que caracteriza os Rip Rig & Panic.
Em finais de 1983, Rip Rig + Panic reorganiza-se como Float Up CP; Sager (toca guitarra e teclados) e Olivier co-produziu o álbum Kill Me in the Morning, é simples funk / soul / jazz.
RIP RIG + PANIC
God (UK Uh Huh/Virgin) 1981
I Am Cold (UK Virgin) 1982
Attitude (UK Virgin) 1983
FLOAT UP CP
Kill Me in the Morning (Upside) 1985
MARK SPRINGER
Piano (UK Illuminated) 1984
Sem comentários:
Enviar um comentário