Muita gente escreve música punk desligado. Para muitos, pensam que Good Charlotte, Blink 182, Gren Day....etc....pensam que é punk. Isso é música teeny bopper visando-os e usam-nos para lhes extorquir o dinheiro. O punk (no contexto, e ambiente puramente britânico)refere-se a uma época específica no final dos anos 1970 no Reino Unido, e eles cometem o erro de se concentrar exclusivamente na música e ignorar o contexto que proporcionou uma experiência essencial para a compreensão punk.
A música era dominada por editoras produzindo infinitas variações da mesma pop. dominado por fraudulentas equipamentos fabricados sem talento musical pouco ou nada, Por um lado, havia bandas como Led Zeppelin, que, dois anos antes do lançamento deste álbum, tinha vendido para fora Earls Court em Londres várias vezes ao longo dos seus primeiros shows no Reino Unido nos últimos anos. Por outro lado, havia o rock progressivo como os Yes.
E quanto à vida no Reino Unido na época, se você fosse um miúdo de dezasseis anos de idade que eram basicamente f **** d! Havia poucos empregos, o desemprego maciço, a escola era ensinar-lhe coisas que não têm qualquer relevância para eles. A inflação era galopante, o país foi governado por um governo socialista que não tinha capacidade para resolver os problemas da nação para fora e era como se os verdadeiros governantes fossem os politicamente corruptos sindicatos ou as empresas falidas moralmente.
Home life? os seus pais eram os mesmos que os pais de qualquer outro miudo de dezasseis anos. Olhava-se para o mundo e não se via / podia onde encaixar tudo isto. A verdade é que não tinham lugar nele. Os valores que tinham sustentado do país desde a guerra não eram mais relevantes. E se ninguém tivesse aparecido para incomodar a dizer onde você montado.....
E então, para piorar, o país decide comemorar os 25 anos da querida Old Queen no trono. Devíam ser uma festa divertida, soltar fogos de artifício e desfrutar da glóri...
E o desemprego, a merda da escola, boring parents, e a música chata. O que é que se comemorava! Na verdade, sentiu-se mais como uma tentativa grosseira de fazer as massas plebéias esquecer os problemas do dia-a-dia e desviá-los em algo trivial e completamente sem sentido.
Em seguida, vem o punk. Em particular, então veio os Sex Pistols. O primeiro single seguinte criou um musical em Londres e algumas cidades fora. A segunda criou uma tempestade. Quando foi anunciado, no Ano do Jubileu da Old Queen, os Pistols estavam a lançar uma canção chamada "God Save The Queen", que criticou a monarquia, o choque! Horror! Outrage.
Os pais queixaram-se - “I don't know why kids of today don't listen to something nice with a nice tune”. A Igreja fulminou - "essa música estimula a promiscuidade e vai levar a uma ruptura na vida familiar e aumento da gravidez na adolescência, blá, blá, blá ..." Escolas proibiram as crianças de usar qualquer coisa associada com o punk. A imprensa sensacionalista - “Must We Feed Our Pop Kids This Filth” gritou o The Sun, aparentemente alheios ao facto de que uma página do The Sun foi mais prejudicial para a mente do leitor do que um álbum inteiro das músicas dos Sex Pistols . As estações de rádio proibiram. EMI cancela o contrato dos Sex Pistols '. A & M assinou contrato com eles, e depois foi apanhada na tempestade e rescindiu o contrato também.
O establishment vai ganhar?
Sem chance. A música também foi uma força poderosa. Virgin ignorou os críticos, assinaram com os Pistols e lançou "God Save The Queen". E a rádio proibiu imediatamente. Eles até mesmo manipularam as cartas para impedi-lo de se tornar número um, mas todos sabíam, o punk começou a sua ascensão, a mensagem que escoa para fora aos miúdos em todo o país era simples. As coisas estão c ** p e adultos estão mentindo para você. O comportamento do establishment confirmou - os adultos estavam mentindo para nós. Uma vez lançado não poderia ser pressionado. A mensagem subjacente de "God Save The Queen" foi simples. Esta não foi tanto um ataque à monarquia como uma acusação do establishment. Usaram isso como um título em 1977 mas foram obrigados a obter o efeito Pistols. A mensagem da canção, na verdade, de todo o punk, foi no refrão:
“There is no future
And England's dreaming
No future
No future for me.”
Então, o que temos neste processo é um álbum que resume um momento na história. Este foi o dia em que se levantou e disse que nós não vamos aguentar mais. Ouvir o álbum foi essencial para todos na época.
Seminal mas musicalmente fraco. No entanto, em qualquer caso, os miúdos inferior a 20 anos acha que nunca as pessoas da minha idade (48) nuna ouviram punk, e sabia o que era sentir-se chateado com a sociedade e tudo o que ela representa.
Sem comentários:
Enviar um comentário