Morreu Steve Reid. O baterista foi vítima de um cancro. Tinha 66 anos.
De acordo com o site da Domino Records, última gravadora de Reid, o músico morreu enquanto dormia, em consequência de um cancro.
Esta manhã, DJ Gilles Peterson deu a triste notícia através do Twitter: "Estou devastado pela morte do meu amigo Steve Reid. A minha verdadeira inspiração que fará muita falta." Embora muitas vezes tenha sido considerado como um baterista de jazz, a carreira de Reid é notável pela sua variedade de registos uma pluralidade.
Na década de sessenta, fêz parte de Martha And The Vandellas e um elemento fixo como músico de estúdio na Motown. Volta na década de setenta, com a nata do jazz. Reid começou a tocar bateria aos 16 anos com a orientação do empresário e produtor musical Quincy Jones, passou a trabalhar com artistas Sun Ra, Ornette Coleman, Lester Bowie, e Miles Davis, juntamente com outras figuras de destaque na música popular, como James Brown e Fela Kuti. Como líder da banda também publicou vários álbuns, alguns deles noseu próprio selo Mustevic. 2005 e 2007 são, respectivamente, "Spirit Walk" e os dois volumes da sessão The Exchange Session, em colaboração com o músico Kieran Hebden, que começou a sua carreira no grupo pós-rock Fridge, e também conhecido como Four Tet, com quem lançou quatro discos entre 2006 e 2008- The Exchange Session Vol. 1, The Exchange Session Vol. 2, Tongues, NYC foi o último álbum divulgado pela dupla.
Em comunicado sobre a morte de Reid, Four Tet descreveu o parceiro como "um dos meus grandes amigos e o músico mais maravilhoso com quem já trabalhei". "As músicas e as aventuras que nós compartilhamos foram uma das mais felizes e significantes experiências que eu já tive", completou. "Uma verdadeira inspiração. Ele viveu uma óptima vida e nos deu um legado musical incrível. Sentirei a sua falta para sempre".
Sem comentários:
Enviar um comentário