Esta pode ser considerada a aquisição mais excêntrica do MoMa. O símbolo “@” faz agora parte da colecção permanente de design do famoso museu.
Parece confuso mas a administradora da colecção, Paola Antonelli, oferece uma explicação detalhada: "@" é mais antigo do que o que se pensa. Alguns especialistas acreditam que foi inventado há 1300 anos, como forma de reduzir a palavra latina "ad", que em português poderá ser traduzido como "a" ou "em".
Perdido nos teclados sem uma função específica, o símbolo foi recuperado pelo engenheiro de computação Ray Tomlinson, que ajudou a criar o sistema mundial de correio electrónico.
"Tomlinson estabeleceu novas regras e um novo significado para este símbolo. Mudou inclusive os modos de comunicação na internet e, por isso, o seu trabalho como designer deve ser reconhecido e celebrado", acrescentou Antonelli.
Curiosamente, se a internet não tivesse sido inventada nos Estados Unidos, o "@" poderia nunca ter sido utilizado. Na Rússia simboliza "cão", em Espanha igualdade de género, na Noruega é o símbolo para "miar".
O símbolo, de domínio público, tornou-se na primeira aquisição gratuita do museu.
Sem comentários:
Enviar um comentário