15/02/2010

DUKE ELLINGTON - MONEY JUNGLE

O estilo da música torna este álbum algo verdadeiramente especial. Enquanto Ellington está associado com a era do swing, consegue fazer a transição para uma espécie bluesy, estilo piano jazz.Este álbum é definitivamente uma das maiores conquistas de Duke.

Eu tenho este disco, e aconselho aos que não o conhecem-foi lançado no ano do meu nascimento.Mingus estava a um ano de distância do lançamento do seu brilhante álbum, o obrigatório "The Black Saint And The Sinner Lady", Mr. Roach tínha acabado de lançar a sua obra prima "We Insist!"

Artistas estavam fazendo registos trio de piano por algum tempo, eram imensamente populares nos anos 50 e 60. Bill Evans era um mestre no seu trio com Scott LaFaro, todos estavam na mesma sintonia e interacção.Mas poucos pensam de Ellington como sendo um master, por si só, o trio soa tão bem. Ele prova-o aqui.

Aqui ele é acompanhado por dois dos antigos membros da sua banda de 40, o extraordinário Max Roach e o grande Charles Mingus. Embora Mingus e Roach fossem grandes com os seus próprios combos, quando se toca com outros nem sempre são capazes de o fazer tão bem. A química está cá e funciona em tudo. Todos os três têm espaço para explorarem a música e ideias uns dos outros.

Ellington, Mingus e Roach só fizeram um álbum juntos. A parte boa é que este é um álbum que nunca envelhece. Duke Ellington "Money Jungle",1962.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails