10/02/2010

BRANSKY

Bansky é um dos mais conhecidos artistas de rua do mundo
Nascido em Bristol, 1975 os seus stencils são encontrados nas ruas de Londres. Banksy iniciou a sua arte aos 14 anos, foi expulso da escola e preso por pequenos delitos. Sua identidade é incerta, não costuma dar entrevistas e fez da contravenção uma constante no seu trabalho, sempre provocativo. A identidade é mantida em sigilo, apesar de algumas imagens do artista (não se sabe se verdadeiras) circularem pela internet. As suas obras transbordam ironia e na sua maioria questionam o culto às celebridades, a hipocrisia das personalidades políticas, e certas convenções falso-moralistas da sociedade.

Os pais não sabem da fama do filho: "Eles pensam que sou um decorador e pintor".

Centenas de álbuns de Paris Hilton foram adulteradas pelo "artista guerrilheiro" Banksy. Trocou 500 CDs da cantora Paris Hilton por cópias adulteradas em lojas de Londres, deu-lhes títulos como Why am I Famous?, What Have I Done? e What Am I For?, e deixou o código de barras original para que as pessoas podessem comprar o CD sem se aperceberem que tinham sido tocados.Ele também mudou fotos dela na capa do CD para mostrar a socialite em topless e com uma cabeça de cão.

Banksy é conhecido pelas suas cenas secretas subversivas como versões "sneaking" adulteradas de pinturas clássicas em galerias de arte.

Colocou no parque de diversões da Disney uma estátua-réplica de um prisioneiro de Guantánamo, colou réplicas de quadros modificados em Museus de Londres, e deixou grafites e stencils no muro que divide a Palestina e Israel.

Os seus trabalhos são carregadas de conteúdo social expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder. Em telas e murais faz críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica, provocando nos seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e de identidade. Apesar de não fazer caricaturas ou obras humorísticas, a primeira reacção de um observador frente a uma das suas obras será o riso.

Bransky um dos mais famosos grafiters do mundo, reuniu no livro Wall and Piece, parte da sua obra.

Diz-nos ele: "as pessoas olham para uma tela a óleo e admiram cada pincelada em busca de um significado. As pessoas olham para um grafitti e admiram um cano de drenagem para entrarem na obra ".
É nesta democratização da fascinante da arte que joga Bransky.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails