A internet é hoje em dia o reflexo daquilo que somos para o bem e para o mal. Eu criei este blogue com o objectivo de falar sobre a cultura pop - musica, cinema, livros, fotografia, dança... porque gosto de partilhar a minha paixão, o meu conhecimento a todos. O meu amor pela música é intenso, bem como a minha curiosidade pelo novo. Como não sou um expert em nada, sei um pouco de tudo, e um pouco de nada, o gosto ultrapassa as minhas dificuldades. Todos morremos sem saber para que nascemos.
08/12/2009
JOSEPH BEUYS
Beuys é reconhecido como um dos artistas mais influentes do século XX. Beuys foi um dos pioneiros do movimento ambientalista alemão. Adopta o papel de activista político social e educador, a sua filosofia propõe o poder de cura e da função social e da arte para todos.
A partir da década de 1950, muitas de suas obras são feitas de um grupo distinto de materiais, em particular, "felt", de gordura e de cobre. Estes foram escolhidos por seu isolamento condutores de protecção, transmissão e transformação de propriedades.
Costuma-se dizer que a predominância de feltro e graxa na obra de Beuys é devida a um incidente ocorrido na guerra. Beuys foi alvejado e o seu avião caiu durante uma missão na Criméia, acabou sendo resgatado por tártaros. Ele teria sido salvo ao ter sido recoberto por feltro e gordura. Não se sabe se essa história é verdadeira, mas já faz parte do mito da figura de Beuys.
Animais de todos os tipos aparecem no seu trabalho, mas foi especialmente desenha veados, abelhas e lebres. Um interesse da infância nas ciências naturais permaneceu com ele durante toda sua vida, alimentando um desejo de explorar temas e experiências com as propriedades dos materiais.
Beuys produziu uma vasta obra que inclui performance, desenho, gravura, escultura e instalação. Os seus complexos temas interligados cobrem ciência, mito, história, medicina e energia. A própria imagem de Beuys e a história de vida está intimamente ligada ao seu trabalho através da sua persona do Shaman, pastor ou veado-líder.
As obras abrangem quarenta anos de carreira e inclui o icónico Fat Chair, imagens relativas a Actions e instalações como Coyote-passou sete dias e noites com um coiote selvagem numa sala da Galeria René Blocke, Show Your Wound, Como Explicar Desenhos a uma Lebre Morta (1965) - o artista vagueia pela galeria com o rosto recoberto de mel e ouro, carregando no colo uma lebre morta com quem ele fala; Scala Napoletana que foi feito poucos meses antes da morte do artista, Canto Gorduroso (1973) - gordura de porco no canto de um espaço. A gordura derrete e torna-se rançosa com o tempo; entre muitas outras.
"Toda a gente é um artista." Joseph Beuys
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário