A internet é hoje em dia o reflexo daquilo que somos para o bem e para o mal. Eu criei este blogue com o objectivo de falar sobre a cultura pop - musica, cinema, livros, fotografia, dança... porque gosto de partilhar a minha paixão, o meu conhecimento a todos. O meu amor pela música é intenso, bem como a minha curiosidade pelo novo. Como não sou um expert em nada, sei um pouco de tudo, e um pouco de nada, o gosto ultrapassa as minhas dificuldades. Todos morremos sem saber para que nascemos.
08/11/2009
ESTORIL FILME FESTIVAL
Um dos eventos que dão (bom)nome a Portugal, Estoril Film Festival,que já vai na sua terceira edição, e cada vez mais se afirma como uma uma referência incontornável no panorama dos festivais internacionais e mais uma vez, celebra o Cinema como verdadeira Sétima Arte.
Do programa destaca-se a homenagem a David Cronenberg, o aclamado autor de The Fly, Crash, Spider e dos mais recentes History of Violence e Eastern Pormisses, estará presente nesta edição do Estoril Film Festival.
A homenagem a Juliette Binoche, que também marca presença no Estoril, apresenta a sua exposição Portraits In-Eyes, uma mostra feita com pinturas, poemas e retratos das personagens que interpretou, assim como dos realizadores com quem trabalhou.
David Fincher nome de culto do cinema moderno norte-americano, autor de filmes como Seven, Fight Club ou The Curious Case of Benjamin Button, terá uma retrospectiva.
Exibição de filmes em antestreia de importantes cineastas da actualidade maioritariamente, na presença dos seus realizadores e/ou actores.
O mítico filme realizado por Bob Dylan durante a sua digressão de 1975 passa no domingo.Quando estreou, em 1978, pouca gente percebeu o que raio se passava em "Renaldo & Clara", o filme ficou com a péssima fama de ser um exercício auto-indulgente, uma manifestação do narcisismo de Dylan envolto em nonsense e incoerência. Poucas vezes voltou a ser visto ou discutido. O crítico de cinema francês Louis Skorecki, um dos maiores dylanianos em circulação, escrevia há algum tempo no seu blogue (quase integralmente dedicado a Bob Dylan) que "Renaldo & Clara" vale "todo o Visconti, todo o Pialat, todo o Huston, todo o Cassavetes, todo o Peckinpah, todo o De Palma, todo o John Woo".
O júri que atribui o prémio máximo do Festival ao Melhor Filme será composto por David Byrne, Cindy Sherman, Rui Horta, Alexandre Desdelap e Manfred Eicher.
CinemArt
Robert Frank, Peter Handke, Bob Dylan, David Byrne e Manfred Eicher nomes de grandes personalidades das artes mundiais que, mesmo desafiando os limites da sua própria criatividade, não resistiram ao fascínio do Cinema.
Programação Extra
O documentário The September Issue, de R.J. Cutler, e L'espoir de André Malraux entram para a programação do Estoril Film Festival.
Em 2008, pelo festival passaram figuras internacionais como os realizadores Bernardo Bertolucci e Stephen Frears, os escritores J.M. Coetzee e Paul Auster, as actrizes Catherine Deneuve e Isabelle Huppert e os actores Michael Pitt e Louis Garrell.
O filme "Wild Field", do cineasta russo Mikhail Kalatozishvili, venceu o prémio máximo da edição de 2008, e a actriz Sara Carinhas recebeu o Prémio de Jovem Talento. No âmbito do Festival decorreu, o ano passado, uma retrospectiva dedicada ao realizador norte-americano Tim Burton.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário