A internet é hoje em dia o reflexo daquilo que somos para o bem e para o mal. Eu criei este blogue com o objectivo de falar sobre a cultura pop - musica, cinema, livros, fotografia, dança... porque gosto de partilhar a minha paixão, o meu conhecimento a todos. O meu amor pela música é intenso, bem como a minha curiosidade pelo novo. Como não sou um expert em nada, sei um pouco de tudo, e um pouco de nada, o gosto ultrapassa as minhas dificuldades. Todos morremos sem saber para que nascemos.
28/10/2009
KEITH HARING
Um dos meus artistas preferidos...artista gráfico e activista,Keith Haring foi um dos grandes artistas plásticos da década de 1980.
Influenciado pelos graffitis, inscreveu-se na School of Visual Arts. Homossexual assumido, o seu trabalho reflecte também um conjunto de temas homo-eróticos.
Em 1980, Keith começou a desenhar em painéis publicitários vazios do metro, criando os trabalhos que o tornariam famoso.Desenvolveu grande parte do vocabulário visual que viria a tornar-se na sua marca registada: bebês gatinhando, discos voadores, cachorros latindo, pirâmides vibrando, homenzinhos que voam, sempre desenhados de maneira crua e rápida.
O sucesso teve seus efeitos adversos. Em 1986 Haring parou de desenhar no metro: o seus desenhos eram roubados poucas horas depois de concluídos, e ressurgiam à venda em poucos dias. Os altos preços dos trabalhos impossibilitavam que o público comum tivesse acesso a eles; ao mesmo tempo, reproduções das suas obras enfeitavam camisolas e calções do mundo todo.
As suas primeiras exposições formais aconteceram a partir de 1980 no Club 57, que se torna um ponto de encontro da elite vanguardista.
Em 1988, abre uma Pop Shop em Tóquio. Na ocasião, afirma:
"Em minha vida fiz muitas coisa, ganhei muito dinheiro e diverti-me muito. Mas também vivi em Nova Iorque nos anos do ápice da promiscuidade sexual. Se eu não contrair HIV, ninguém mais pegará."
Meses depois declara à revista Rolling Stone que tem o vírus HIV. Em seguida, cria a Keith Haring Foundation, em favor das crianças vítimas da AIDS.
Em 1989, perto da igreja de Sant'Antonio Abate, em Pisa, Itália, executa a sua última obra pública - o grande mural intitulado Tuttomondo, dedicado à paz universal.
Haring morreu em 1990, aos 31 anos de idade, vítima de AIDS.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário