A internet é hoje em dia o reflexo daquilo que somos para o bem e para o mal. Eu criei este blogue com o objectivo de falar sobre a cultura pop - musica, cinema, livros, fotografia, dança... porque gosto de partilhar a minha paixão, o meu conhecimento a todos. O meu amor pela música é intenso, bem como a minha curiosidade pelo novo. Como não sou um expert em nada, sei um pouco de tudo, e um pouco de nada, o gosto ultrapassa as minhas dificuldades. Todos morremos sem saber para que nascemos.
25/10/2009
ALICE COLTRANE
“Is jazz dead? That all depends on what you know.” –Lester Bowie
“A higher consciousness is attainable to all.” –Alice Coltrane
Morreu no dia 12 de 2007, Alice Coltrane, a renomada intérprete de jazz e ex-esposa do também falecido lendário saxofonista norte-americano John Coltrane. A falência respiratória foi anunciada por um porta-voz da família como a causa do óbito.
Aos 69 anos, Alice já vinha sofrendo de problemas de saúde há tempos. A sua extensa carreira como pianista, gravou mais de uma dezena de trabalhos, incluindo “The Elements”, ao lado do saxofonista Joe Henderson, e “Illuminations”, em parceria com o guitarrista Carlos Santana.
Alice «Turiya» Coltrane era uma das raras harpistas do Jazz. A sua música – inspirada na fase «A Love Supreme» de Coltrane - era mística, espiritual, intensa, procurava a beleza e a quietude. Photo by Jeff Dunas
Alice teve estudos clássicos e mais tarde de Jazz com Bud Powell, um dos ícones do piano bop. Em 1966, pouco antes do desaparecimento de John Coltrane substituiu McCoy Tyner no piano do seu grupo. A sua música tornou-se quase lendária até ao seu regresso em 2004 (25 anos depois!) com Translinear Light, talvez o seu melhor disco de sempre (espiritual, indianista) com Charlie Haden, Jack DeJohnette, os dois filhos, Ravi e Oran nos saxofones e um grupo vocal.
Os Radiohead citaram a música de Alice Coltrane - e o seu álbum Universal Consciousness, em particular - como principal influência sobre as suas texturas experimentais e arranjos inventivos. Eles também tocaram as suas músicas em alguns dos seus concertos.
Mais estranho ainda??: os mastersdo drone metal SUNN O))) uma homenagem directa a Alice Coltrane em "Alice",no novo álbum Monoliths & Dimensions (Southern Lord) - que contará com performances do trombonista Julian Priester, entre outros convidados.
OM no novo album God is Good (Drag City) abre com um tamboura drone que acena directamente para o clássico Journey in Satchidananda.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário