09/04/2008

SARA KANE


Como um admirador da obra de Sara Kane,aconselho a não perderem mais uma encenação da peça 4.48-:«4.48 é a hora em que a maioria dos suicídios ocorrem. Uma peça assombrosa, interpretada depois da sua morte»
4.48 Psicose estreou-se no Royal Court Theatre em Londes, a 23 de Junho de 2000. Dirigida por James MacDonald, com Daniel Evans, Jo McInnes, Madeleine Potter.
As últimas notas sobre dor, angústia mental, caústicos relatos do uso terapêutico de drogas escritos por Sarah Kane, vão estar em cena no ESTÚDIO ZERO, de 10 a 24 de Abril, tomando novamente fôlego para os dias 1 a 18 de Maio, de Terça a Domingo sempre às 21h45.
Estou a escrever uma peça chamada Quatro Quarenta e Oito Psicose. Tem semelhanças com Falta, mas é diferente. É sobre uma depressão psicótica. É o que acontece com a mente de uma pessoa quando as barreiras que distinguem a realidade das diferentes formas de imaginação desaparecem completamente. De maneira que já não consegues estabelecer a diferença entre a tua vida acordado e a tua vida em sonho. E também, não consegues – o que é muito interessante na psicose – não sabes onde é que tu acabas e o mundo começa. Por isso, por exemplo, se eu fosse psicótica, eu não sabia literalmente estabelecer a diferença entre mim, esta mesa e o Dan. Fariam todos parte de um continuum. E as diversas fronteiras começam a desabar. Formalmente também estou a deitar abaixo alguns limites. Continuar a fazer a forma e o conteúdo num só. Isso tem-se vindo a provar extremamente difícil e não vou dizer a ninguém como o vou fazer, por isso se algum de vocês chegar lá primeiro eu ficarei furiosa. Seja lá o que for que iniciei com Falta, desta vez vai um passo mais à frente. E para mim essa linha é muito clara e vai desde Ruínas através de O Amor de Fedra até Purificados e Falta e até esta agora. Para onde vai depois disso não tenho ainda a certeza.
O teatro não tem memória, o que faz dele uma artes mais existenciais.
Sarah Kane, 1998

Encenação: Luís MestreTradução: Pedro MarquesCenografia: Pedro NovoDesign de Luz: Luís Mestre e Manuel PereiraElenco: Daniel Pinto e Maria do Céu Ribeiro.

Sarah Kane nasceu em Essex, a 3 de Fevereiro de 1971. Os seus pais eram jornalistas e profundamente religiosos. Ela estudou teatro na Universidade de Bristol, formando-se ...., tendo feito depois uma especialização em Artes (Master of Arts) na Universidade de Birmingham. Sofreu de depressão e esteve num hospital por alguns períodos de tempo, saindo e entrando regularmente. Uma tentativa de suicídio com comprimidos para dormir não foi sucedida, mas alguns dias depois, a 20 de Fevereiro de 1999, Sarah Kane enforcou-se no hospital onde estava a ser tratada.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails