28/09/2007

THE RESIDENTS- a teoria,o disfarçe

Alguns dizem que eles são os Beatles disfarçados.Eu digo que é o menino jesus. Outros dizem que eles são de outra dimensão. Ao longo da sua carreira, sempre se disfarçaram, vestindo enormes olhos sobre a sua cabeça para esconder as suas identidades. Nem mesmo a sua legião de fãs obstinados sabem quem são.

A meia-verdade é: ninguém sabe quem eles são. músicos estranhos, com certeza - eles estavam na vanguarda do trance, world music, electro, punk, industrial, lounge,New Wave, antes de qualquer desses géneros invadir o mainstream. Sabemos que os seus vídeos exibidos no Museu de Arte Moderna de Nova York, e figurinos da sua turnê Mole Show, aparecem no Museum of Contemporary Art em L.A. Sabemos que eles foram extremamente prolífico ao longo dos últimos 35 anos, lançando mais de 45 álbuns e uma série de vários projectos multimédia.

Um dos primeiros trabalhos conhecidos dos Residents é The Warner Bros. Album, feito antes mesmo de terem o nome The Residents. Meet the Residents, primeiro EP oficial, é contra a cultura popular/comercial desde a capa e o nome são uma sátira ao Meet The Beatles! dos Beatles. Nada oficial, mas no álbum Third Reich 'n Roll alem da capa carregada da simbologia nazi e de desenhos de Hitler, recebeu censura, foi proibida á época a venda na Alemanha, as musicas Swastikas on Parade e Hitler Was a Vegetarian são na verdade varias outras musicas pop dos anos 60 modificadas e sobrepostas, uma média de 32 outras musicas de vários grupos.

Em 1976 eles lançaram o primeiro LP com 3 lados chamado Tourniquet of Roses mas infelizmente a Ralph Records insistiu para o grupo cortar para a convencional versão de apenas 2 lados e nomeou o trabalho de FingerPrince, a parte cortada foi lançada 3 anos depois com o nome de BabyFinger e em 1988 re-lançaram FingerPrince com as musicas do projecto original Tourniquet of Roses.

The River Of Crime foi uma série musical lançada em Novembro de 2006 no estilo de radio-novela (com um narrador, musica de fundo e efeitos).

The Bunny Boy lançado 2008 continua com o mesmo formato lançado nos ultimos albuns da banda onde se dá maior privilégio a história mais falada do que cantada, elementos electrónicos, convidados como Nolan Cook e uma série de pequenos vídeos que são paralelos ao album.

Mas, além disso, há apenas especulação - que os quatro se conheceram no colégio em Shreveport, Louisiana. Que supostamente tinha pouco talento, para formar uma banda independente......

Comemoraram 30 anos de existência realizando um tour, e novo álbum, Demons Dance Alone. Conceptualmente, o novo CD é uma colecção de esboços de uma personagem misteriosa - a marca do trabalho dos Residents - desajustados e marginais. Musicalmente, é um sintetizador e guitarra eléctrica, com uma vantagem decididamente torcida. O mais próximo que qualquer um pode chegar a uma entrevista com os eles é com a Cryptic Corporation, a igualmente misteriosa que faz a gestão do grupo.

Homer Flynn, a voz profunda, e porta-voz para a Cryptic Corporation.

Durante a tourné de Icky Flix, os vídeos eram projectados na tela enquanto reproduzem as músicas ao vivo, Flynn disse que esta tourné é menos estruturada, mais focado na performance.

"Eles estão definitivamente tentando voltar a projectos orientados para a performance", revela Flynn.



The Road to N. Senada

Diz a lenda que a obscuridade voluntária dos Residents decorre a partir das teorias do filósofo misterioso chamado N. Senada, que o seu grande amigo, Snakefinger encontrou em algum lugar da Floresta Negra, na Baviera. The Residents subscrevem N. Senada "Teoria da Obscuridade",(essencialmente) afirma que um artista faz o seu melhor trabalho quando trabalham na obscuridade, e que os conflitos e problemas de ego que surgem com fama destroem a verdadeira criatividade.

Eles fazem o melhor que podem permanecer anônimos, embora de acordo com Flynn, os Residents não têm que trabalhar muito duro para manter as suas identidades secretas.

"Tenho a certeza de que o National Enquirer estavam oferecendo cem mil dólares para alguém [expô-los], alguém faria isso, talvez até eu", confessa Flynn. "Mas nunca lá foram para ganhar de alguém, mostrarem e falar sobre isso.

Mas também Flynn recorda as medidas de segurança extremas adoptadas no auge da popularidade dos Residents: "Durante Mole Show, todos durante a turnê, incluindo os roadies, o manager, os do som, usavam ... todos uns fatos-macaco cinzentos e, em seguida a qualquer momento eles estavam em torno do "set" ou do teatro, usavam esses «black knit watch caps» puxado para baixo ao longo das suas orelhas e óculos á Groucho. As pessoas vinham e ver como 20 abelhas operárias, todos vestindo esses absurdos get-ups. Então poderia-se saber que alguém foi um dos Residents estava lá, mas nunca realmente foi capaz de escolher quem era um deles. Essa foi definitivamente a coisa mais elaborada que já se fez para divulgar esse tipo de energia. E deu certo, todos quererem saber, isso criou uma atmosfera muito surreal nos bastidores. "

Assim, será que nunca vão revelar as suas identidades?
Flynn disse: "Acho que, do meu ponto de vista, eles vão para as suas sepulturas piscando e negando tudo, sem nunca dizerem uma palavra."

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails