18/09/2007

TITANIC-SHIP


Morre última sobrevivente americana do Titanic

Lillian Asplund falou poucas vezes sobre a tragédia
A última sobrevivente americana do naufrágio do Titanic, Lillian Gerstrud Asplund, morreu aos 99 anos de idade, em sua casa, no Estado americano de Massachusetts.
Ela tinha cinco anos de idade quando o navio naufragou no Atlântico norte depois de se chocar contra um iceberg, em 1912, e era a última sobrevivente que ainda tinha lembranças da tragédia.
As outras duas últimas sobreviventes nasceram e vivem na Inglaterra, mas tinham meses de idade quando o barco naufragou e não se lembram de nada.
Asplund voltava da Suécia para sua casa, nos Estados Unidos, com seus pais e quatro irmãos, quando o navio, que seguia de Southampton, na Inglaterra, para Nova York, naufragou.
Entre passageiros e tripulantes, 1.503 pessoas morreram na tragédia.
Família
Asplund perdeu o pai e três irmãos, inclusive uma gêmea, mas sua mãe, Selma, e um outro irmão, de três anos de idade, sobreviveram com ela.
Ela deu poucas entrevistas sobre o que aconteceu naquela noite, mas a sua mãe contou ao jornal Worcester Telegram & Gazette como ela e os dois filhos sobreviveram indo para o deque superior do navio.
"Eu podia ver os icebergs a uma longa distância... estava frio e as duas crianças estavam abraçadas, tentando evitar ser pisoteadas pelos outros passageiros."
"A minha menininha, Lillie, me acompanhou, e meu marido disse 'Vá em frente, vamos entrar em outro barco salva-vidas'. Ele estava sorrindo quando disse isso."
Lillian Asplund nunca se casou e trabalhou como secretária na área de Worcester, boa parte de sua vida.
Ela se aposentou cedo para cuidar de sua mãe, que, aparentemente, nunca superou a tragédia.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails