O último disco de Qluster, “Fragen”, documenta a extraordinária mudança de pele de um dos mais importantes grupos Alemães de música electrónica. Hans-Joachim Roedelius esteve na génese do movimento (Kluster a partir de 1969 com Conrad Schnitzler e Dieter Moebius; Cluster a partir de 1971 com Dieter Moebius; Qluster com Onnen Bock desde 2010).
Roedelius, cujas colaborações com Conrad Schnitzler, Cluster e Harmonia conferiram-lhe uma reputação mundial como pioneiro da música electrónica. Onnen Bock (nascido em 1974), músico e artista sonoro fez parte do colectivo Zeitkratzer, colaborou com Christina Kubisch e foi engenheiro de som da Filarmónica de Berlim.
Hans-Joachim Roedelius e Onnen Bock são os Qluster.
Qluster são suportados visualmente pelo duo Luma.Launisch, um dos mais importantes colectivos visuais Austríacos, adicionando ao espectáculo uma narrativa visual expressiva.
A internet é hoje em dia o reflexo daquilo que somos para o bem e para o mal. Eu criei este blogue com o objectivo de falar sobre a cultura pop - musica, cinema, livros, fotografia, dança... porque gosto de partilhar a minha paixão, o meu conhecimento a todos. O meu amor pela música é intenso, bem como a minha curiosidade pelo novo. Como não sou um expert em nada, sei um pouco de tudo, e um pouco de nada, o gosto ultrapassa as minhas dificuldades. Todos morremos sem saber para que nascemos.
18/11/2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário