11/07/2010

YULLO DAMASO

Hoje dia da final do Campeonato do Mundo, ninguém quer uma polémica, a não ser o artista Yiullo Damaso

Um quadro que está sendo pintado na África do Sul pelo artista Yiull Damaso tem causado polémica naquele país. A pintura mostra o ex-presidente Nelson Mandela sendo submetido a uma autópsia. As informações são da BBC.

O congresso africano disse que o trabalho, que está num shopping de Johannesburgo, viola a dignidade de Mandela.

No quadro, o corpo de Mandela é cortado, enquanto líderes de outros países olham em volta.

"Nelson Mandela é um grande homem, mas ele é apenas um homem... A morte de Mandela é algo que algum dia nós teremos que encarar, como indivíduos, como nação", disse Damaso à BBC.

A pintura é inspirada em um trabalho de Rembrandt do século 17, "The Anatomy Lesson of Dr Nicolaes Tulp", que retrata uma autópsia realizada na frente de um grupo de médicos.

No quadro de Damaso, quem faz a autópsia em Mandela é late Nkosi Johnson, um ativista da Aids que morreu aos 12 anos.

A controversa pintura de Nelson Mandela como cadáver foi criticada pelo partido ANC em um comunicado, segundo o diário Times Live. O porta-voz Jackson Mthembu afirmou que não considera o quadro arte e sim um ato de bruxaria.

Mthembu classificou o quadro do artista Yiull Damasco como "de mau gosto, desrespeitoso, um insulto e uma afronta aos valores da sociedade". O porta-voz do partido acrescentou que acredita que a obra de arte é uma bruxaria, além de ser considerado um ato de racismo.

Na pintura, Mandela é um cadáver e o órfão Nkosi Johnson tem o papel de médico, que faz uma autópsia no ex-presidente sul-africano. Ainda estão no quadro o arcebispo emérito Desmond Tutu e os políticos locais FW de Klerk, Jacob Zuma, Cyril Ramaphosa, Trevor Manuel, Thabo Mbeki e Helen Zille, que assistem ao acto.

O porta-voz vai mais longe a afirmou que o quadro viola a dignidade de Nelson Mandela. Mthembu segue e disse que o líder que combateu o apartheid é um homem que sempre deve ser respeitado pelo sua luta e seus ideais.

Por fim, Mthembu se contradisse e condenou o jornal Mail & Guardian, que publicou a foto na primeira página. O representante da ANC pede o fim da liberdade de expressão, pois invade a privacidade de pessoas.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails