As notícias sobre o fechamento de blogs são comuns, ou começam a ser. Ontem mesmo o mundo conheceu o musicblogocide2k10, o ‘assassinato’ de seis blogs musicais pelo Google.
O Google recolocou o blog no ar porque os blogueiros não receberam nenhum aviso sobre a infração de copyright.
Quem escreveu para os donos do Masala foi o Rick Klau, director de negócios do Blogger. Em primeiro lugar, ele avisou que restabeleceu o blog no mesmo domínio.
Comunicado do Google:
“O que aconteceu esta semana, quando removemos o seu blog, foi um erro. Como você sem dúvida sabe, nós removemos o seu blog citando ofensas repetidas da DMCA. O problema foi que, por causa de um erro de processo, você não recebeu os avisos da DMCA – isso significa que você não pôde tomar nenhuma acção correctiva. Além de restabelecer o seu blog, nós registamos o erro e agora fechamentos de blogs só acontecerão depois de termos a certeza que foram enviadas as notificações”.
O Massala voltou com exactamente o mesmo conteúdo – música jovem de todo o mundo – e o mesmo domínio.
Os donos comemoraram: “Nós acreditamos que a música, como a cultura e a arte, é um mistura de influências e é largamente derivativa”, escreveram os donos do blog. “Nós também acreditamos que as leis de copyright impedem que a música e cultura circulem e sejam reinterpretadas e mixadas”.
Ainda que alguns dos blogs fechados postassem músicas e discos para download sem permissão, outros tinham mesmo anúncios de editoras.Depois do sucesso dos Arcade Fire, Vampire Weekend e da cantora Lilly Allen, atribuído em parte à propaganda do boca-a-boca a partir de blogs, começaram a ser cortejados pelos departamentos de marketing das editoras.
A internet é hoje em dia o reflexo daquilo que somos para o bem e para o mal. Eu criei este blogue com o objectivo de falar sobre a cultura pop - musica, cinema, livros, fotografia, dança... porque gosto de partilhar a minha paixão, o meu conhecimento a todos. O meu amor pela música é intenso, bem como a minha curiosidade pelo novo. Como não sou um expert em nada, sei um pouco de tudo, e um pouco de nada, o gosto ultrapassa as minhas dificuldades. Todos morremos sem saber para que nascemos.
13/02/2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário