16/01/2010

Africa Express Presents + Separação dos Blur


Rompendo fronteiras musicais numa fusão world e internacional, promover iniciativas culturais e ajudar África.Em 3 de Agosto de 2009, a África Express, em associação com a Puma Creative, lançou "África Express Presents..." um CD / DVD .

Africa Express Presents (Edição Especial CD+DVD)

Tudo começou com uma visita ao Mali, em Outubro de 2006, de Fatboy Slim, Martha Wainwright e Damon Albarn (vocalista do Blur, Gorillaz e os The Good the Bad the Queen) e com a sua reunião com as lendas locais, como Salif Keita, Toumani Diabaté e Amadou  Mariam. Eles mobilizam dezenas de artistas de todas os panoramas musicais, tais como : Romeo Stodart, guitarrista do Magic Numbers, Flea, baixista dos Red Hot Chili Peppers, e Johnny Marr, guitarrista dos The Smiths, Hard-Fi , Magic Numbers, o cantor francês Rachid Taha, artistas africanos como o cantor senegalês Baaba Maal, o duo maliano Amadou & Mariam, o Griot Toumani Diabaté, o nigeriano Femi Kuti e Tony Allen, a ícone feminista maliana Oumou Sangare e muitos outros, o que reflecte o seu interesse e amor pela música AfricanA.
As faixas foram selecionadas por artistas como Elvis Costello, Norman Cook (aka Fatboy Slim), VV Brown, da banda Franz Ferdinand, Paul Weller, Björk e, claro, Damon Albarn, apadrinharamm os Africanos (Rokia Traoré, Toumani Diabaté, Amadou&Mariam, Baaba Maal ...).

“When you go to Africa, it’s as if music is just rising up out of the ground,’ disse Damon Albarn.

As receitas deste CD revertem a favor de instituições de apoio/ajuda a desfavorecidos africanos.

Damon Albarn falou sobre o fim definitivo dos Blur, dizendo que os outros membros da banda o odeiam, e sobre a possivel reunião, a única razão que levariam a fazê-lo seria o dinheiro - mas eu não preciso do dinheiro.

Heroína e ataques de pânico. Estas foram algumas das revelações que Damon Albarn fez durante a apresentação de No Distance Left To Run, o documentário sobre os Blur, com estreia nos cinemas ingleses prevista para este mês.

De acordo com a imprensa britânica, também admitiu que "Beetlebum", êxito de 1997 dos Blur, foi inspirado pela heroína.

"Todo esse período da vida das pessoas foi bastante turvado pela heroína. Muita coisa foi", disse Damon Albarn, sem especificar quem na banda consumia a droga.

 O músico referiu-se a um período crítico, circa 1997, em que «a heroína» afectou as vidas dos quatro Blur.

Depois do fim da banda, Albarn fez uma longa viagem por África mas não deixou o consumo de substâncias ilícitas, nomeadamente a marijuana. «Passava o tempo pedrado», descreveu também Albarn.
Por outro lado, o despedimento do guitarrista Graham Coxon durante as gravações de "Think Thank" deveu-se ás bebedeiras constantes do musico.

Graham Coxon gravou dois discos a solo, e Damon Albarn divide-se entre a carreira solo, os Gorillaz e The Good, The Bad, and The Queen.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails