17/01/2010

THE TRASHMEN

Embora comercializados como uma banda de surf, os Trashmen do Minnesota foram decididamente cartografados pela geografia, mas não pelo espírito. O grupo mistura um impar surf, R & B, e pop garage sarcástico e instrumentais psicóticos, que os fez um dos mais excêntricos e interessantes grupos que surgiram em torno da moda surf na década de 1960. Essencialmente uma banda de cover que não teve medo de arriscar, os Trashmen tocavam cada show como se fosse uma noite de sábado.

Live Sundazed Bird '65-'67 contem as versões de Booker T. & the MG's' "Green Onions" e de James Brown's "Mashed Potatoes", recolhe várias faixas raras ao vivo da banda em acção no circuito de dança, e capta o tipo de demência humorada que canalizavam nos seus shows, culminando com uma versão de quase seis minutos,a obra-prima maluca do grupo, o "maníaco" Surfin 'Bird, que na verdade era a junção de duas outras músicas: "The Bird's the Word" e "Papa-Oom-Mow-Mow", duas composições de um grupo de doo wop da Costa Oeste, The Rivingtons.

Todas as semelhanças com ritmos originais da canção, progressão de acordes, melodia, e o texto foram simplesmente descartados,tinham as letras das duas canções reduzidos a titulos de slogans. Assim foi o efeito devastador da sua popularidade que se seguiu e mudou a história dos bancos de memória; as gerações só sabem dessas duas músicas através desta versão, considerando que é "o original".

Formada em Minneapolis, Minnesota, 1962, os The Trashmen fizeram um esforço para colocar a sua música nos anais da história do rock & roll.Influenciaram bandas de surf, garage e punk rock, duraram até 67, e depois disso, houve uma reunião em 80 - com a formação clássica - que durou até 1989 quando o baterista Steve Wahrer morreu.

Sem comentários:

Enviar um comentário