10/01/2010

O ano novo da ZDB - Times New Viking, No Age e Dead C

E a aldeia que é a região do Porto, a vê-los passar (tocar).............

Programa para a primeira metade do ano

O ano começa e há já razões para ficar contente com os concertos que aí vêm. A Galeria Zé dos Bois (ZDB), em Lisboa, dá motivos para sair de casa: Times New Viking, No Age, Dead C, High Places e Castanets são alguns dos nomes grandes da programação da primeira metade do ano.
A 9 de Janeiro, há três concertos a solo de David Maranha, Manuel Mota e Riccardo Wanke, figuras de proa da cena experimental portuguesa. Gary War traz a sua pop desfocada e cheia de ruído a 22 de Janeiro. Há quem o compare a Ariel Pink, mas War (que também actua na Casa da Música, no Porto, no dia seguinte) está, ao mesmo tempo, mais próximo da pop e do noise do que Pink. "É o mais próximo do noise a que a pop pode chegar sem perder todas as suas qualidades pop", escreveu recentemente a "Wire".

Em Fevereiro, destacam-se os concertos de Sunn O))) (dia 2), Real Estate (19) e Lydia Lunch (20). Os Sunn O))) vêm apresentar "Monoliths & Dimensions", o seu disco mais ambicioso, súmula de metal, música clássica moderna, jazz e minimalismo - ocupou o 10º posto na lista dos melhores de 2009 do Ípsilon. Ao telefone com o Ípsilon na semana passada, Stephen O'Malley adiantou que o concerto (que é organizado pela ZDB, mas acontecerá noutra sala de maiores dimensões) basear-se-á no último álbum, sem tentar recriá-lo ao milímetro. Esperem uma experiência auditiva ímpar - foi assim em 2006, quando tocaram na Casa da Música.

Os Real Estate, cujo álbum de estreia repleto de canções rock de travo veraneante, terão as canções-fantasma de US Girls na primeira parte do concerto da ZDB (passarão também por Coimbra e pelo Porto). Lydia Lunch regressa com o seu novo grupo de rock psicótico, os Big Sexy Noise (com James Johnston, Ian White e Terry Edwards). Também em Fevereiro, no dia 10, há Lichens, o senhor Robert Lowe, que cruza guitarra folk com a música contínua.

Março e Abril serão férteis em estreias. Os Peaking Lights, parte do "underground" psicadélico norte-americano, actuam em Março, em dia a ser anunciado. A 16 de Abril, há uma noite de hip-hop experimental a cargo da editora Wordsound, com Sensational, que tem dado nas vistas, e Spectre. Radicalmente diferente será a noite de 21 de Abril com os Times New Viking (20º lugar na lista de melhores discos de música popular de 2009 do Ípsilon) e os "rockers" psicadélicos Crystal Antlers.

No capítulo dos regressos, destaque para os High Places e Castanets, ambos em Maio, em datas a anunciar. Os primeiros, autores de canções pop que lembram uns Young Marble Giants etéreos, terão novo disco na Primavera. Castanets é o projecto de "americana" negra de Raymond Raposa, que em 2009 lançou o disco "Texas Rose, The Thaw, and The Beasts".

Algures em Junho, a ZDB vai engalanar-se para receber os Dead C, neozelandeses com um papel importante na história do noise rock, e os No Age, porventura a banda mais destacada da tendência de rock "lo-fi" actual.

jornal Publico

Sem comentários:

Enviar um comentário