
"IT´S ALL IN YOUR HEAD FM"Confesso que foi a primeira vez que fui para um concerto sei saber o que esperar ,tal era acuriosidade.O mitico colectivo underground Negativland leva ao palco pela primeira vez uma nova versão do seu programa radiofonico -«Over the Edge »no ar desde 1981,uma mistura de musica ,sons recolhidos ao acaso diálogos recolhidos ao acaso,textos,sobre o monoteísmo ,o conceito de deus sobrenatural e o papel fundamental do cérebro humano nas nossas crenças ,cristianismo,o islão e o judaismo são as religiãos apresentadas enquanto Negativland nos colocam perante algumas ideias complexas, sérias, provocadoras e estimulantes sobre a fé humana , efeitos sonoros num
teatro -da-mente "radiofonico.Este programa radiofónico é semanal na KPFA FM em Berkeley,California,continua a emitir ao vivo três horas todas as quintas -feiras,á meia-noite,hora da West Coast,com acesso online. A performance que eu vi, de duas horas consistiu com os três membros do colectivo rodeados de material digital, a fazer um programa de radio ao vivo «colagem-documentario» .Ao longo dos anos ,as obras audio e visuais dos Negativland baseadas em colagens e apropriações «ilegais» debruçam-se sobre partidas,manipulação dos mass media, publicidade,literacia mass media,a evolução da arte da colagem ,a bizarra banalidade da vida,questóes relacionadcas com propriedade intelectual propriedade e lei na era digitalA sua obra é hoje consultada e ensinada em muitos cursos universitarios nos EUA,e já foi tema de mais de 30 livros. Mark Hosler deu na sexta-feira uma conferência na Faculdade de Letras do Porto. Ha entrada entregaram-nos uns oculos de carnaval (em papel ) não percebi qual a finalidade, faltou a componente multimedia,e podia ter sido mais curta,tirando este pormenor foi diferente ,surpreendente,e gostei,(muito mais que os Einsturzende Neubauten, que não gostei mesmo nada)O concerto pratrocinado pela Radio Universitaria de Coimbra,e pela radio Zero, e Radio Universitaria do Minho ,foi transmitido em directo,e online.
Ao intervalo antes de começar a segunda parte, fui entrevistado em directo para dar a minha opinião sobre o espectaculo.
Cá está algo que me passou completamente ao lado. E eu até ouço RUM sempre que conduzo e apanho... uma seca, aqui no Porto é dificil. Quem és tu?
ResponderEliminar