10/12/2012

CASSIA ELLER

O mundo ficou muito mais careta depois que Cássia Eller morreu.” A frase da servidora pública Maria Eugênia Vieira Martins, que foi companheira da cantora durante 14 anos, pode soar exagerada, mas talvez não seja. Basta observar a influência de Cássia sobre artistas de vozes atuais, com timbres graves: de Paula Fernandes a Ana Carolina, nenhuma delas é tão ousada, criativa, libertária e tem tamanha potência vocal - publicado na edição 63 da Rolling Stone.
Cássia Eller chegaria aos 50 anos hoje, dia 10 de dezembro. Há 50 anos, em 10 de dezembro de 1962 no Rio de Janeiro, nascia uma das grandes vozes da música brasileira Cássia Rejane Eller, ou simplesmente Cássia Eller.
Era filha de um militar para-quedista e de uma dona-de-casa. Sua avó sugeriu esse nome pois era devota da Santa Rita de Cássia.

Interessou por música quando, aos 14 anos, ganhou um violão de presente.Trabalhou como pedreira em Minas Gerais: 'Fiz massa e assentei tijolos'.
Despontou na carreira artística em 1981, quando participou de um espetáculo de Oswaldo Montenegro.A cantora esteve grávida do baixista Tavinho Fialho que, em 1993, sofreu um grave acidente automobilístico e morreu um pouco antes de seu filho, Francisco, nascer.

Cássia era homossexual assumida e morava com a parceira Maria Eugênia Vieira, uma segunda mãe para seu filho Francisco, carinhosamente 'Chicão'.
A cantora assumiu uma postura de intérprete declarada, apesar de ter composto três das canções que gravou: Lullaby, de seu primeiro disco Cássia Eller (1990), 'Eles' e 'O Marginal', de seu segundo disco O Marginal (1992).
Ganhou o Troféu Imprensa como melhor cantora do ano, em 1999.
Em 2001, Cássia  apresentou-se no Rock in Rio. Após isso, a cantora foi cumprimentada por Dave Grohl.

 Uma das cenas marcantes foi da Cássia ter levantado a blusa para mostrar os seios para 250.000 pessoas.
Cássia Eller morreu em 29 de dezembro de 2001, aos 39 anos, no auge de sua carreira. A hipótese levantada foi overdose de drogas.

 Morre aos 39, dois dias antes do réveillon de 2002, deixou uma simbólica coleção de regravações – foram apenas cinco composições próprias, duas delas descobertas recentemente pelo filho da cantora, Chicão. Com sua voz peculiar – intensa, debochada, raivosa e também suave –, essas músicas ganharam novos significados e se tornaram tão especiais quanto as originais. 


1 - "TOP TOP"
Gravada pelos Mutantes em 1971, parte do álbum "Jardim Elétrico", foi regravada por Cássia Eller no "Acústico MTV", em 2001


2 - "MALANDRAGEM"
Um dos maiores sucessos da década de 90, "Malandragem" foi composta dez anos antes por Cazuza e Frejat.


3 - "PARTIDO ALTO"
Uma das frases mais famosas de Cássia Eller é "Vocês não sabem, mas o Chico Buarque é o meu verdadeiro pai", dita durante a gravação do "Acústico MTV". Com a regravação visceral de "Partido Alto", lançada em 1972 por Chico.

 4 - "POR ENQUANTO"
O sucesso de Renato Russo tocou tanto no rádio, nas rodas de violão de faculdades e churrascos deste Brasil e em formaturas que ficou quase impossível não enjoar.

 5 - "O SEGUNDO SOL"
Ao lado de "Relicário", a canção marca a sólida parceria entre Cássia Eller e Nando Reis

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails