19/01/2012

TODOS CONTRA A LEI ANTI -PIRATARIA SOOPA / PIPA

Um apagão contra a lei anti-pirataria.

Players da indústria de entretenimento, incluindo Trent Reznor, Amanda Palmer e OK Go têm escrito e publicado uma carta aberta a Washington expressando suas preocupações sobre SOPA / PIPA, as contas pendentes do Congresso que daria ao governo e a capacidade de desligar os endereços da Web que contenham direitos autorais infracções ás empresas. A carta - que também tem as assinaturas do produtor Hank Shocklee, o comediante Aziz Ansari, o autor Neil Gaiman, o cineasta Lloyd Kaufman - foi publicado no Stop the Wall, um site criado pela Engine, um grupo de advocacia para empresas de tecnologia de pequeno porte.

Embora as contas estão sendo apresentados no Congresso como um meio para proteger os direitos criativos dos artistas, músicos como Peter Gabriel e MC Hammer também juntaram as suas vozes ao protesto de toda a Internet.

Peter Gabriel, foi um dos primeiros artistas a declarar solidariedade com os adversários da SOPA / PIPA, apagou o seu site pessoal, deixando uma mensagem que diz: "Este ano vai ser um ano muito crucial para o destino dos direitos digitais e liberdades na Internet.

Mesmo as editoras de artistas independentes se manifestaram, e um mandado publicado pela indie label o grupo de advocacia A2IM (Associação Americana de Música Independente) indicaram o seu apoio de intenção ás contas "(se não mesmo ás contas próprias). Radiohead postou um Anti-PIPA na parte superior do seu site, enquanto o duo indie Wye Oak direccionou petições para os seus fãs. Artistas de Hip-hop e da electrónica de todo o mapa também se opuseram.

Rapper MC Hammer foi colocando posts de mensagens anti-SOPA no Twitter durante todo o dia, bem como, tweeting, "[Este é um] projecto de lei terrível para escritores, vloggers, artistas e músicos! # BlackoutSOPA".

Theophilus London, The Roots, Ahmir "Questlove" Thompson, A-Trak e Benny Benassi, twittaram a sua oposição aos projectos de lei, também.

O fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, anunciou na sua conta do Twitter: "Espero que a Wikipedia derreta os sistemas telefónicos em Washington. Digam a toda a gente que conhecerem!"

De acordo com o fundador da Wikipedia, mais de 100 milhões de pessoas serão afectadas pelo corte, com a suspensão do serviço nas outras línguas a ser deixada à escolha das respectivas comunidades.

Google,WordPress, à semelhança de outros serviços, como o Reddit, e a página em inglês da Wikipedia esteve em blackout como protesto contra os dois polémicos projectos de lei anti-pirataria dos Estados Unidos, SOPA e PIPA, que vão ser submetidos a votos no próximo mês.

Mais de 10 mil páginas de internet aderiram hoje ao protesto cibernáutico contra estas propostas, no que os organizadores consideram que é a maior iniciativa deste tipo na história do país.

O protesto, organizado a partir da página www.sopastrike.com e que começou pouco depois da meia noite, conta com a participação de milhares de portáteis e de empresas online, como a Wikipeia, Reddit, Wordpress e Mozilla, segundo os activistas.

A iniciativa, que inclui a desactivação de alguns sítios online durante 24 horas, é um projecto da organização sem fins lucrativos “Fight for the future”, que procura travar o projecto de lei conhecido pela sigla SOPA (Stop online piracy act), na sua versão da Casa dos Representantes e de PIPA (Protect IP Act), na sua versão do Senado, segundo o Expansión.

Ao visitar a página da Wikipedia, por exemplo, o visitante depara-se com uma mensagem em letras brancas contra um fundo negro em que se pode ler: “Imaginem um mundo sem conhecimento gratuito… agora mesmo, o Congresso norte-americano está a preparar uma legislação que pode prejudicar gravemente a internet grátis e aberta”.

A empresa, que produziu a maior enciclopédia cibernética na mundo, e apela para que os cibernautas contactem o seu representante no Congresso para protestar contra a iniciativa.

Tiffiniy Cheng, co-fundadora de “Fight for the future”, disse ontem em comunicado que se trata de uma “luta pela liberdade de expressão” e que tanto a SOPA como a PIPA “ultrapassaram todos os limites”.

1 comentário:

Luis Baptista disse...

Mudem os servidores para a Rússia, mas agora mais serio, esses burros das editoras ainda não perceberam que irão perdermuito mais com isto, faz-me lembrar os nossos gestores economistas e governantes com os seus cursos de farinha Amparo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails