01/01/2012

R.I.P. JAMES RIZZI

O norte-americano James Rizzi, ligado ao movimento da Pop Arte, morreu na segunda-feira em Nova Iorque, com 61 anos.

“É com grande angústia e tristeza que anunciamos a morte de James Rizzi. Morreu durante o sono no seu estúdio no bairro de Soho, em Nova Iorque, na noite depois do Natal. A morte repentina e inesperada de James Rizzi deixou em choque a família, amigos e colecionadores de arte”, refere uma mensagem publicada no site oficial de James Rizzi pelos seus representantes.

James Rizzi, nascido em Nova Iorque em 1950, tornou-se famoso pelas esculturas em papel a três dimensões, as formas lúdicas e infantis e cores vivas e brilhantes, pinturas extravagantes em edifícios, que se converteram no traço que caracterizava os seus trabalhos.

Rizzi nasceu em Brooklyn, New York, EUA, estudou arte na Universidade da Flórida, em Gainesville, e continuou o seu trabalho de por lá.
Rizzi retornou a Nova York em 1974, fazendo seu nome como um artista de rua.

Recordado pelos seus brilhantes cartoons- como desenhos e construções 3-D, mas ele fez muito mais. Projectou um novo Volkswagen Beetle. Rizzi também era um filatelista maravilhoso. Em 1996, Lufthansa Airlines encomendou-o para decorar um jacto com estrelas pastel, pássaros e viajantes.

O artista viveu durante os últimos anos entre Estados Unidos e Alemanha, onde sua arte se tornou tão popular que a cidade de Duisburg decidiu há poucos meses pôr seu nome em uma escola. Em maio do ano passado, o Centro de Exposições da cidade alemã de Brêmen dedicou ao artista uma grande retrospectiva intitulada "O mundo de Rizzi" e que incluiu mais de 1.400 de suas obras.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails