04/11/2011

GUIMARARÃES JAZZ 2011

É de diversidade que se faz o cartaz do Guimarães Jazz, que começa na próxima terça-feira. O festival celebra 20 anos com a Capital Europeia da Cultura em 2012, continua a preservar o padrão de qualidade a que tem habituado o público ao longo dos últimos anos.

Com mais de 70 anos de actividade jazzística, a carreira de Roy Haynes é motivo suficiente para respeito. Esse percurso e as colaborações com algumas das principais figuras do jazz como Miles Davis e John Coltrane fizeram do músico nascido em Boston, EUA, uma figura incontornável deste género musical. Na bateria, o músico lidera o quarteto The Roy Haynes Fountain of Youth Band.

Haynes terá honras de abertura da edição deste ano do Guimarães Jazz, no próximo dia 10, e será acompanhado por Martin Bejerano (piano), David Wong (contrabaixo) e Jaleel Shaw (saxofone alto), num encontro de gerações diferentes.

No dia seguinte, The Swallow Quintet, liderado pelo baixista Steve Swallow. A 12 há um outro nome histórico do jazz norte-americano: o pianista Cedar Walton.

O Guimarães Jazz regressa na quarta-feira, dia 16, com o trompetista Ralph Alessi e o grupo This Against That. Caberá também a Alessi dirigir a Big Band da ESMAE num espectáculo marcado para 19.

Antes, no dia 17, há um novo cruzamento de gerações, em que o McCoy Tyner Trio é acompanhado por dois nomes que merecem cada vez mais atenção - José James e Chris Potter. A Contemporary Exploration of John Coltrane & Johnny Hartman é uma revisitação do disco histórico de Coltrane e Hartman, editado em 1963, no qual Tyner era pianista.

A noite do dia 18 será preenchida com o concerto do saxofonista Henry Threadgill e o projecto Zooid, em que se explora um jazz experimental.

O festival encerra no dia 19 com William Parker, um contrabaixista que vai homenagear o lendário Duke Ellington.

A NÃO PERDER.....

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails