01/01/2011

ROBERT WYATT

Em 1963, Wyatt retornou a Inglaterra e juntou-se a Daevid Allen Trio com Daevid Allen e Hugh Hopper. Em seguida Allen foi para a França formar os Gong, Wyatt e Hopper formaram os Wilde Flowers com Richard Sinclair, Kevin Ayers e Brian Hopper. Wyatt foi inicialmente o baterista nos Wilde Flowers, mas com a saída de Ayers, tornou-se no vocalista principal.

Em 1966, os Wilde Flowers acabam, e Wyatt e Mike Ratledge formaram os Soft Machine com Ayers e Allen. Wyatt tocava bateria e cantava, uma combinação incomum para uma banda de rock.

Em 1970, após turnês caóticas, três discos e crescentes conflitos internos nos Soft Machine, Wyatt lançou o primeiro álbum solo, The End of an Ear, combina o talento vocal e multi-instrumentais com efeitos de fitas.

Um ano depois, Wyatt saiu dos Soft Machine, e além de participar da bigband Centipede, formou a sua própria banda Matching Mole (um trocadilho com "machine molle"),uma proposta voltada á música instrumental.

Depois de dois discos e um disco em conjunto com outros artistas, os Matching Mole estava próximos de um terceiro disco quando, a 1º de Junho de 1973, durante uma festa, e problemas com o alcool, Wyatt saltou de uma janela do terceiro andar. Como consequência, ficou sem os movimentos da cintura para baixo (paraplégico) e confinado a uma cadeira de rodas.

Dos artistas ainda vivos, Wyatt é um dos mais geniais.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails