09/01/2011

R. I. P. MICK KARN

O antigo baixista inglês dos Japan, Mick Karn, morreu aos 52 anos vítima de cancro.

Nascido em Nicósia, no Chipre (verdadeiro nome Andonis Michaelides), integrou os Japan desde a formação inicial até à separação, de 1974 a 1982.

Num comunicado avançado no site do músico, dá-se conta do “falecimento em paz” de Karn na sua casa em Londres, “rodeado de família e amigos”.

A doença de Mick Karn, considerado por John Taylor (Duran Duran) “um dos mais relevantes estilistas sonoros dos anos 70 e 80”, tinha sido anunciada em 2010.

Taylor contou que a primeira vez que viu os Japan foi com o seu irmão Nick em Birmingham, durante a turnée Obscure Alternatives.

"Mick mudou minha vida no bom sentido. No meu parecer, Quiet Life e Gentlemen Take Polaroids, Adolescent Sex e Tin Drum, são algumas das melhores gravações da era pós-punk", disse. "Sentiremos a sua falta".
Mick Karn e Angela Bowie

Infelizmente já se espera, estava doente há muito tempo, descobriu que tinha cancro no ano passado, eu já o tinha referido aqui no Marcas Cardeais, quando músicos amigos lhe fizeram um tributo, e pediu contribuições para pagar os tratamentos através do site pessoal.

Em 1981, com os Japan gravaram o melhor álbum, "Tin Drum",1982, que inclui o sucesso Ghosts. Mas o sucesso não impediu que se separassem no mesmo ano devido a desavenças entre Karn e Sylvian.

Considerado um dos melhores baixistas britânicos, Karn manteve-se activo e gravou um álbum solo, "Titles", antes de formar o grupo Dali's Car com o ex-cantor do Bauhaus, Peter Murphy, e Paul Vincent Lawford. O projecto viria a lançar um disco, “The Waking Hour”, fortemente influenciado pela música do médio oriente, principalmente da Turquia, que Karn sempre admitiu ser uma grande inspiração na sua forma de compor.”A minha mãe ouvia muita música [turca] quando eu era jovem, uma escolha muito impopular para uma cipriota grega, por isso eu cresci a acreditar que havia algo de misterioso naquela música”, haveria de dizer Mick Karn à imprensa.

Os dois iam voltar a trabalhar juntos quando os médicos diagnosticaram um cancro em Karn em Junho passado.

Karn, que também era escultor, trabalhou com músicos de todos os estilos, de Jeff Beck a Pete Towshend, passando por Bill Bruford, Kate Bush ou Peter Murphy.

Em 1991 fez um 'reunion' com os seus ex-companheiros dos Japan - sem Sylvian- sob o nome de Rain Tree Crow.

Mick Karn lançou uma série de álbuns em nome próprio ao longo dos anos, o último dos quais, “The Concrete Twin“, editado em 2010.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails